No mês de novembro, quando é comemorado o Dia do Doador de Sangue (14/11), uma ação promete proporcionar alegria e muitos sorrisos fora das tendas de um circo em funcionamento no estacionamento do Aeroporto de Vitória.
Isso por que 15 artistas do Cirque Amar realizarão um ato solidário, marcado para acontecer nesta quarta-feira (1º), às 10 horas.
Na ocasião, o Hemoes de Vitória, localizado na Avenida Marechal Campos, em Maruípe, receberá os artistas que trabalham no circo para uma doação de sangue. O objetivo da parceria é ajudar o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia a suprir o estoque de sangue do Estado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“A ação é muito importante, devido a várias situações que acontecem no cotidiano na rede hospitalar: pacientes que precisam de transfusão de sangue, acidentes em geral, realização de cirurgias, acidentes resultando em queimaduras e também existem os pacientes portadores de doenças como hemofilia, leucemias e anemias, que necessitam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento”, explicou a coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Murad.
Ainda segundo ela, os artistas circenses não só contribuirão com os estoques de sangue.
“A ação dos artistas do Cirque Amar, além de contribuir com a manutenção de nosso estoque, conta com a interação descontraída desses profissionais que, com leveza, conscientizam a população a realizar a prática deste gesto altruísta, de forma espontânea e constante”.
Circo tem tradição de doar sangue nos estados por onde passa
De origem francesa, o Cirque Amar, atualmente em turnê pela América Latina, chegou a Vitória no último dia 6 de outubro.
A ação faz parte de uma tradição em que os artistas doam sangue nos estados por onde passam. A ideia é sensibilizar a população para a importância de realizar doações.
Médica do Centro Estadual de Hemoterapia, Belisa Sossai lembra ainda que em épocas de feriado prolongado, como o que acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, é bastante comum haver queda no número de doações e como consequência no volume do estoque.
“Sabemos que em feriados prolongados pode haver uma significativa queda no número de doações, podendo gerar déficit no estoque e preocupação com o abastecimento dos hospitais. O Hemoes fica extremamente grato em receber esse apoio do Cirque Amar, em uma época tão pertinente. O apoio e incentivo à doação vindos de instituições que levam essa causa até a população é de suma importância para manter os estoques de sangue em níveis seguros ajudando a garantir nosso estoque abastecido”, ressaltou.
Estoque de sangue
Nesta terça-feira (31/10), três tipos sanguíneos encontram-se com o estoque em nível crítico: A-, B- e O-. Para se ter uma ideia do número de bolsas de sangue disponíveis, no dia 30/10 havia 306 bolsas de sangue A+, e 6 bolsas de sangue A-.
Já do tipo sanguíneo AB, estavam disponíveis 49 bolsas de AB+, e 06 bolsas de sangue AB-.
Quanto ao tipo sanguíneo B, o estoque contava com 149 bolsas de B+, e 3 Bolsas de B-. No estoque, também havia 337 bolsas de sangue O+ e 18 bolsas de sangue O-.
LEIA TAMBÉM: Fungo causou infecção de 104 pessoas após mutirão de catarata, entenda