Saúde

Alergia a alho: especialista explica os sintomas e o tratamento ideal

Cantora Lexa afirmou ter alergia ao alimentos durante participação em programa de televisão

Foto: Divulgação

Você tem ou conhece alguém que tenha alergia a alho? Esta condição é considerada raríssima, mas pode acometer algumas pessoas, como é o caso da cantora Lexa, de 24 anos de idade, que revelou ter alergia a alimento em um programa de televisão.  

A alergologista Ariana Yang, do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), disse para o Portal R7 que a alergia é uma reação do sistema imune contra uma proteína. O único alimento que não tem proteína é a água. Portanto, o corpo pode estranhar qualquer alimento. 

Sintomas

Eles variam de acordo com a “ferramenta” acionada pelo sistema imunológico. Se acionar os anticorpos IgE, os sintomas serão mais graves, podendo levar a uma reação anafilática e à morte. Mas, segundo a médica, quando não há participação desses anticorpos, os sintomas são mais brandos como desconforto gastrointestinal, náusea, vômito e coceira.

De acordo com a especialista ninguém nasce alérgico. É uma desregulação do sistema imunológico e pode se manifestar em qualquer momento da vida.

A médica explica que a microbiota muda de acordo com o que se come, com a ingestão de antibiótico, estresse, poluição e atividade física. “A alergia depende de como está o sistema imune naquele exato instante. Há uma imprevisibilidade”, afirma.

Tratamento 

O tratamento de dessensibilização, que consiste na exposição ao alimento a que se tem alergia de forma gradativa e crescente, com acompanhamento médico, até o corpo aceitá-lo sem reagir a ele, é indicado quando a exposição acidental a esse alimento no dia a dia é quase impossível de ser garantida, segundo a médica, geralmente realizado a alérgicos a leite, a ovos ou à trigo. Esse tratamento pode ser feito e traz resultados em qualquer idade.

Fonte: Portal R7