Na sexta-feira (29), milhares de capixabas estarão pegando a estrada para aproveitar o feriado de Carnaval. Mas antes de viajar é preciso que as pessoas se lembrem de um problema que vem prejudicando a saúde pública, a dengue. Até mesmo os foliões que decidam curtir o período de festa no Estado devem colaborar com a limpeza das vias públicas e lembrar dos cuidados necessários para prevenir a proliferação do mosquito.
A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, explica que quem vai viajar, precisa fazer uma vistoria na residência e verificar se estão deixando recipientes, que com as chuvas, podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti.
Dados
O Ministério da Saúde informa que o número de casos prováveis de dengue no Brasil, em janeiro deste ano, mais que dobrou em comparação ao mesmo período de 2018. Até o dia 02 de fevereiro, registrou-se aumento de 149%, passando de 21.992 para 54.777 casos prováveis da doença.
A Secretaria de Saúde do Estado listou alguns cuidados para combater o mosquito:
– Escolha um dia da semana para fazer uma vistoria na casa, principalmente no quintal, e que seja sempre repetida no mesmo dia da semana, pois o ciclo de um mosquito de proliferação em torno de 7 a 10 dias. Essa verificação contribui no combate, prevenção eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti;
– Não permita o acumulo de água em recipientes (aguá estagnada é a área mais comum de reprodução do mosquito);
– Manter limpos e com areia os potes de plantas e flores em uso;
– Ficar atento a aparelhos de refrigeração que usem água, lembre-se de esvaziar e limpar a água regularmente, mesmo quando não estiver em uso.
– Latas de lixo, sempre tampadas;
– Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e eliminar diariamente a água parada;
– Tapar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano duas vezes por semana;
– Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado.