Nos últimos anos, diversas pesquisas mostraram que uma alimentação equilibrada influencia na qualidade de vida. Alguns desses estudos focam, sobretudo, nos benefícios de determinados alimentos para a prevenção contra o câncer, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo.
Estima-se, por exemplo, que pessoas com 13 quilos a mais passam a ter mais predisposição ao câncer, principalmente o de mama e de útero. Isso porque o excesso de tecido adiposo pode alterar os níveis de hormônios sexuais, desencadeando, portanto, o surgimento das doenças.
“Couve flor, brócolis, couve de Bruxelas, todas as brássicas são ótimas aliadas contra o câncer de mama, elas possuem uma substancia chamada endoltro 3 escarbinol. O Indol-3-Carbinol é um fitonutriente que possui diversas propriedades, a principal delas é agir como agente antitumoral. Ele também é anti-inflamatório, antineoplásica e antioxidante. A dieta sem açúcar, sem industrializados, embutidos e enlatados também é fundamental para prevenção do câncer”, disse o médico, Wesley Schunk.
Alimentos como o tomate, alho, couve, chá verde, alimentos ricos em vitamina C e uvas são alimentos considerados anticâncer por terem propriedades que protegem as células de sofrerem oxidação, protegendo a célula.
Do mesmo jeito que contamos com alimentos que auxiliam na proteção ao câncer, existem os alimentos que devemos manter distância, pois são os maiores alimentos das células cancerígenas, entre eles estão o açúcar, as farinhas brancas, os embutidos e industrializados.