Saúde

Alimentos antioxidantes ajudam a fortalecer o organismo contra a Covid-19; açaí é uma das opções

Fruta é rica em vitaminas do complexo B, importantes eletrólitos e minerais que são necessários no nosso metabolismo celular

Foto: Divulgação

A alimentação é uma das formas mais efetivas de prevenir doenças. Em uma pandemia, como a do coronavírus se torna ainda mais necessário ingerir alimentos saudáveis. Além das medidas de higiene, que são fundamentais para lutar contra o vírus, existem algumas medidas que podem ser tomadas com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico e deixar o corpo mais preparado para evitar a contração da Covid-19.

Pensando nisso, a nutricionista Andrea Takayama separou algumas orientações sobre os benefícios do açaí. 

• Antioxidantes

“Os antioxidantes presentes no açaí protegem as células e têm um efeito profundo na redução do estresse oxidativo, melhorando a efetividade do sistema imunológico e protegendo o corpo de organismos nocivos externos”, afirma a nutricionista. Além disso, o produto possui alta capacidade de proteger as células sadias dos radicais livres, desta forma, ajudando na regeneração muscular e fortalecendo o corpo.

• Vitamina B

O açaí é rico em vitaminas do complexo B, importantes eletrólitos e minerais que são necessários no nosso metabolismo celular. “Esse nutriente também age no auxílio da defesa do organismo e ajuda no funcionamento do sistema nervoso, garantindo um melhor desenvolvimento para as funções do coração, olhos e pele”, completa Andrea.

• Energia e fortalecimento muscular

“Com grande concentração de gorduras boas e carboidratos, o açaí é um fruto altamente energético e consegue repor, de maneira rápida, a energia e a glicose, que são fundamentais para um bom funcionamento das vias metabólicas”, finaliza a profissional da saúde.