Os maiores aliados de uma alimentação saudável e balanceada são os alimentos orgânicos. Mas as vantagens de consumi-los vão além da saúde do corpo. Você sabe por que eles são tão importantes para os cuidados com bem-estar e a qualidade vida de toda a sua família?
Todo mundo sabe que refeições balanceadas só oferecem benefícios para o organismo. Escolher bem o que vai no seu prato fortalece o sistema imunológico, garante energia e força para as atividades do dia a dia, melhora a qualidade do sono, ajuda no bem-estar, previne contra doenças e o envelhecimento precoce.
Falando em selecionar os alimentos, é aí que entram os alimentos orgânicos. Além das vantagens que você já conhece, eles oferecem a ingestão de cereais, legumes, frutas e verduras sem componentes químicos – como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes.
Eles também não contêm nenhum resíduo desses compostos para o corpo, sendo, assim, muito mais seguros para a saúde.
Uma pesquisa recente feita pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) mostra, de fato, que a saúde é o principal atributo associado ao consumo de alimentos orgânicos. O número de novos consumidores subiu de 19% para 31% de 2019 para 2021.
Mas consumir alimentos orgânicos traz outros benefícios. Comprá-los incentiva associações e produtores que cuidam do meio ambiente e do futuro dos seus filhos e netos. Entenda.
Você sabe o que é um produto orgânico?
Ainda de acordo com a Associação Organis, é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável.
O produto orgânico obrigatoriamente beneficia todo o ecossistema local, protege os recursos naturais, respeita as características socioeconômicas e culturais da região, preserva os direitos dos trabalhadores envolvidos e, ainda, não utiliza organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos.
Alimentos inorgânicos
Os alimentos que não são orgânicos, ou seja, os inorgânicos, utilizam petróleo em fertilizantes, pesticidas sintéticos, que prejudicam a saúde de quem ingere, além do solo, fauna e flora que têm contato com o solo e os vegetais da região.
Ainda, no início de fevereiro, a Câmara de Deputados de Brasília Câmara aprovou um projeto de Lei que flexibiliza a entrada de mais agrotóxicos no Brasil. Agora, o texto de relatoria do deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR) segue para discussão e votação no Senado.
Motivos para consumir produtos orgânicos
Como você já viu, o consumo de produtos orgânicos é extremamente positivo para o individual e para o coletivo.
Para te ajudar na tarefa de entrar no mundo orgânico, listamos os maiores motivos para o consumo desses alimentos.
Mais nutritivos e até mais gostosos
O solo em que é produzido o alimento orgânico é equilibrado com adubos naturais, portanto, têm maior valor nutricional. Ainda, por não ter nenhum composto químico artificial, o sabor do alimento não é alterado – deixando o produto muito mais saboroso.
Selo de Certificação de Qualidade
Como saber que estou consumindo um produto orgânico? É fácil! Esses produtos têm um selo de certificação, fiscalizado por associações da área, que assegura a qualidade e o não uso de pesticidas e outros agrotóxicos.
Pode ajudar a evitar problemas de saúde
Em comparação com alimentos inorgânicos, os orgânicos são muito mais saudáveis e seguros para consumo. Por isso, não têm resíduos que podem causar alergias, síndromes respiratórias, distúrbios hormonais e até outros problemas mais sérios.
Cuida do meio ambiente
Sem produtos químicos, a plantação orgânica não utiliza substâncias tóxicas que atravessam o solo e contaminam lençóis e rios.
Animais da região também estarão protegidos de qualquer veneno prejudicial às suas vidas.
Assim, consumir alimentos orgânicos também é cuidar do meio ambiente.
Vida no campo
A produção orgânica respeita o tempo de produção, fortalece vínculos entre produtores e revendedores, e ainda remunera justamente os trabalhadores do campo. É bom para todo mundo!
Onde encontrar alimentos orgânicos
A Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do ES (Seag) criou o Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica, em parceria com instituições do ramo.
Atualmente, na Grande Vitória, já são 24 feiras implementadas em shoppings centers, praças e ruas da Região Metropolitana.
No site da Seag você pode conferir onde encontrar a feira orgânica mais perto de você.