Saúde

Alisar ou pintar o cabelo é permitido na gestação?

Especialista dá oito dicas para as mulheres se cuidarem durante a gravidez

Foto: Divulgação
A gestante pode usar tintura, desde que tome alguns cuidados. 

Durante a gestação ´´e comum que as mulheres tenham muitas dúvidas a respeito da nova fase. Afinal, a gravidez envolve a chegada de um novo ser, totalmente dependente e conectado à mãe. O que as futuras mamães precisam saber é que alguns cuidados são muito importantes durante a gestação para garantir a sua saúde e a do bebê. 

Uma dúvida comum é a respeito da tintura e alisamento dos cabelos. É permitido? Faz mal para o feto? A dermatologista Patrícia Friço, responde as dúvidas:

Pintar o cabelo: “A gestante pode usar tintura, desde que tome alguns cuidados. É importante evitar as tinturas no primeiro trimestre de gestação. Já as luzes que normalmente não tocam no couro cabeludo – também são seguras”, disse. 

O alisamento de cabelo: Quanto a este procedimento, a dermatologista comenta que deve ser evitado. É preferível optar pelas hidratações comuns e uso da escova e secador para pentear.

Patrícia Friço também ressalta outros seis cuidados importantes durante a gestação. 

Limpeza de pele: Pode ser feito e sem nenhum problema. É uma pele que normalmente já mancha com mais facilidade e por isso deve-se ter um maior cuidado. É bom evitar o uso de produtos esfoliantes contendo ácidos, pois a pele absorve. Também é importante aplicar filtro solar logo após a limpeza, pois a pele fica mais fina. Não pode usar qualquer tipo de máscara calmante, descongestionante ou secativa – pois podem conter substâncias não ideais para o bebê, como ácido salicilico, antibióticos e despigmentantes.

Manchas na pele: Durante a gravidez as manchas na pele são provocadas pelo grande aumento dos hormônios femininos e mantidas pelo calor e pelo sol. Por isso, é importante evitar o sol durante a gravidez. Além de aplicar muito filtro solar, pode-se usar somente dermocosméticos com substâncias tipo skin whitening complex e alfa arbutin. Após a gravidez, pode-se tratar as manchas, mesmo durante a amamentação.

Estrias: A principal dica para evitar as estrias é manter o peso adequado durante toda a gravidez e, assim evitar engordar repentinamente ou excessivamente. Se possível, fazer algum tipo de exercício apropriado e manter a pele hidratada, com sabonetes e cremes indicados por seu obstetra ou dermatologista. As estrias já presentes não alteram na gestação. Ali já houve ruptura das fibras e o local não será novamente afetado. Porém, elas podem funcionar como um alerta para a necessidade de maiores cuidados, pois indicam uma pele propensa a desenvolvê-las.

Varizes: Novamente, evitar o ganho excessivo de peso, não permanecer longos períodos de pé ou sentada, procurar ter um período de repouso noturno de pelo menos 8h e fazer exercícios físicos como natação e hidroginástica. Evite alguns exercícios de musculação que aumentem a pressão abdominal e membros inferiores, e use meias de compressão se o obstetra indicar.

Celulite: Mantenha uma rotina de exercícios físicos, dieta balanceada sem ganho excessivo de peso (o ideal é de 9 a 12 kg em uma gestação de feto único), evitar frituras, refrigerantes e alimentos gordurosos. Se for possível, faça drenagem linfática com profissional especializado uma a duas vezes por semana e deixe a pele sempre hidratada. Existem bons produtos para uso tópico que podem ser usados por grávidas. Para quem já tem celulite, é indicado fazer a drenagem linfática duas vezes por semana.

Cuidados com a pele: A importância do filtro solar. A gestante tem que usar muito filtro solar no rosto, para evitar o melasma, assim com cremes com antioxidantes com vitamina C e E. No corpo, deve usar hidratantes que tenham óleos essenciais como de semente de uva, macadâmia, óleo de oliva ou argan que aponta as áreas que merecem mais atenção com os hidratantes: barriga, seios, flancos, coxas e glúteos.