Com a maratona de desfiles, trios elétricos e blocos de rua que está por vir nos próximos dias, é preciso estar atento aos cuidados pré e pós-folia para não deixar de curtir nenhum dia de Carnaval. Além da alimentação balanceada, da hidratação e do uso de roupas e calçados confortáveis, alongar também é parte fundamental desse processo de preparação, especialmente para quem não mantém uma rotina de treinos contínuos.
O educador físico e especialista em treinamento funcional, Fernando Padilha, afirma que para chegar ao Carnaval com resistência física, é preciso começar a preparação com antecedência, no entanto, aquecer e alongar o corpo – tanto antes quanto depois das festas – pode ajudar no processo de recuperação dos músculos.
“Os exercícios de alongamento vão ajudar na amplitude articular, além de evitarem cãibras, aquelas dores de quem extrapolou na folia. A atenção deve ser redobrada para áreas como costas, pernas – principalmente as panturrilhas – e pés, que recebem uma sobrecarga maior e são mais recrutados durante os dias de folia”, explica Padilha.
Segundo Fernando, são movimentos simples e que podem ser feitos na rua mesmo, minutos antes da passagem dos blocos, utilizando o peso do próprio corpo e até uma calçada. “Uma das formas de alongar as panturrilhas, por exemplo, é subir no meio-fio apenas com a planta do pé, elevando o corpo e retornando à posição inicial, sem apoiar o calcanhar”.