Saúde

Alta temperatura pode ocasionar derrame, arritmia cardíaca e queda de pressão

Altas temperaturas elevam a pressão arterial, pois aumentam a espessura do sangue, tornando-o mais denso

Foto: Divulgação
Exercícios físicos em horário de sol intenso devem ser evitados. 

O verão chegou e junto dele as altas temperaturas. Muitas pessoas aproveitam os dias de sol para se refrescar em praias, clubes ou piscinas. Contudo, é preciso estar em alerta porque a alta no termômetro pode resultar no surgimentos de doenças como o derrame, arritmia cardíaca e queda de pressão, prejudicando a saúde das pessoas.

O profissional de educação física, João Pedro Graciolli, que é graduando em Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado, Nutrição Esportiva e Medicina Avançada, explica que a causa do calor exorbitante que as pessoas sentem é o resultado da soma de três fatores: a temperatura, a velocidade do vento e a umidade do ar. “Quanto mais quente e úmido estiver o ar, mais calor vamos sentir”. 

Graciolli explica que o calor faz nosso corpo produzir mais suor para abaixar a temperatura. Caso a umidade do ar esteja alta, o suor não evapora e isso prejudica o resfriamento do nosso corpo. As altas temperaturas também elevam a pressão arterial, pois aumentam a espessura do sangue, por isso as doenças podem surgir. Quando o sangue está mais denso, pode ocorrer o “entupimento” da veia, causando o derrame. 

O especialista comenta que é fácil notar quando o calor está causando algum mal. “Sentiu tontura, dor de cabeça forte, batimentos acelerados, dor no peito, é bom buscar ajuda, pois esses são sintomas das doenças provocadas pelo calor”. 

De acordo com o profissional de educação física, a melhor forma de prevenir os males que o calor pode trazer é aumentar o consumo de água nos dias mais quentes, evitar se exercitar no período da tarde quando o sol está mais forte, usar roupas mais leves e frescas e sempre passar protetor solar.