Saúde

Alunos escrevem carta de incentivo aos pais no combate ao câncer de próstata

A doença mata um brasileiro a cada 28 minutos, sendo a segunda principal causa de óbito oncológico

Foto: Divulgação
Aluna escreve carta para o pai sobre a importância de realizar os exames periódicos. 

Realizado desde 2011, o “Novembro Azul” ressalta a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata. E para reforçar as orientações sobre a prevenção, os alunos de uma Escola, do município de Campo Grande, no Espírito Santo, estão recebendo orientações sobre a doença, em sala de aula, durante o mês de novembro.

A importância de uma alimentação saudável e como cuidar da saúde para prevenir o câncer também são assuntos abordados.  Entre os dias 21 e 23, os estudantes escrevem cartas que serão enviadas para seus respectivos pais, incentivando que procurem atendimento médico preventivo. Projeto é importante também para os alunos, que aprenderão, desde novos, sobre a prevenção do câncer de próstata

Doença 

O câncer de próstata é o segundo mais comum e incidente entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. 

A campanha do Novembro Azul serve de alerta: mais de 68 mil casos de câncer de próstata serão diagnosticados no Brasil em 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Considerada uma doença da terceira idade, 70% dos casos no mundo afetam homens acima de 65 anos. Mas a detecção do tumor ainda em estágio inicial traz um prognóstico positivo para esses pacientes, já que as chances de cura chegam a 90%.