Saúde

Ano Novo: maquiagem vencida pode ser uma vilã para os olhos

É importante ficar atento ao prazo de validade dos delineadores, máscara para os cílios, sombras e lápis. Há risco de reações alérgicas na pele e ao redor dos olhos

Foto: Reprodução/Freepik @cookie_studio

Quem é que não gosta de caprichar um pouco mais na maquiagem para brilhar na festa de Ano Novo, não é mesmo? São muitas as opções para a boca, maça do rosto, corpo e também, os olhos. Mas você sabia que usar produtos vencidos pode desencadear uma série de problemas? Pois é.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Reações alérgicas na pele, ao redor dos olhos, com sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e irritação são apenas alguns deles. Especialistas da área da saúde, alertam que aqueles produtos que estavam guardados ou que estão mofados, por conta da unidade do ambiente, podem transmitir micro-organismos que causam doenças aos olhos.

Segundo a oftalmologista Liliana Nóbrega, além das irritações, o uso das maquiagens fora do prazo de validade ou estragadas pode levar a inflamações e até mesmo doenças mais graves no globo ocular.

“Quando produtos como máscaras para cílios, delineadores, sombras e lápis passam da data podem causar reações alérgicas na pele ao redor dos olhos, levando a sintomas como coceira, vermelhidão, inchaço e irritação.

Liliana afirma que qualquer produto que for aplicado à pele, especificamente na região dos olhos, deve ter boa procedência e é importante que seja armazenado em ambiente arejado, longe de poeira ou outros micro-organismos infecciosos.

E atenção! Nada de compartilhar maquiagem. A médica reforça que o risco do fungo ou bactéria se proliferar é ainda maior. “Por isso é importante se atentar à validade do produto, pois ele pode ser um meio de transmissão de doenças. É necessário substitui-lo constantemente”, disse a oftalmologista.

Foto: Reprodução/Freepik @valuavitaly

E os cílios postiços?

Não é só a maquiagem que causa problemas nos olhos, não. Os cílios postiços também podem ser tornar “vilões” da saúde. A médica explica que a cola utilizada para prendê-los às pálpebras se alojam ao lado da glândula lacrimal. Com isso, ela não consegue produzir parte da lagrima, tornado-se necessário fazer uma boa higienização da área assim que forem retirados.

“Os cílios postiços são altamente tóxicos, pois a cola é uma química que agride a glândula lacrimal. É importante usar e depois retirá-lo para não obstruir os poros, evitando alergia, e outras doenças como olho seco, conjuntivite, calázios, entre outros”.

Para finalizar, Liliana Nóbrega dá dicas importantes, Veja:

 “Não se deve esquecer de limpar e higienizar os pinceis e aplicadores. Lavar as mãos antes de manipular a maquiagem, evitando a transferência de micro-organismos e limpar as pálpebras e os cílios com sabonete líquido neutro também é necessário. Além disso, remover a maquiagem antes de dormir evita a obstrução dos poros e cause infecções, como hordéolo (o famoso terçol), entre outras doenças”.

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é o chip da beleza condenado por entidades médicas