Saúde

Ao som de "Lady Laura", paciente realiza sonho de ver o sol em hospital da Serra

Idoso de 81 anos está internado há um mês no Hospital Jayme dos Santos Neves e foi levado em cama hospitalar para a praça da unidade

Paciente levado praça
Foto: Divulgação/Governo do ES

Estar em um leito de hospital não é fácil, isso todos sabem, mas uma iniciativa do Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra, tem proporcionado momentos comoventes para pacientes da unidade.

Um dos casos é o do Henrique Xavier Neto, de 81 anos, que está internado no hospital há um mês. Ele revelou para uma enfermeira que tinha o desejo de estar ao ar livre, para ver a luz do sol e o céu em uma tarde. E o sonho foi atendido, dentro do Projeto “O que importa para você?”.

LEIA TAMBÉM:

Calor aumenta casos de doenças venosas; veja como evitar sintomas

Como buscar informação de saúde com qualidade na internet?

Dengue: pelo menos 11 capitais não vão ampliar faixa etária de vacina

Devido ao estado de saúde, o “passeio” teve que ser adaptado para Henrique ser atendido da melhor maneira possível e não haver intercorrências. Ele teve uma surpresa ao saber que seria levado para fora da unidade.

Passeio ao som de “Lady Laura”

A enfermeira referência do setor de Internação, Karolina Sabino, foi quem teve a iniciativa de levar o paciente para a área externa.

Na cama hospitalar, Henrique foi levado para a praça central da unidade, sempre seguindo as recomendações médicas que o quadro de saúde inspira.

Durante o passeio, os enfermeiros colocaram a música “Lady Laura”, do cantor Roberto Carlos, que é a música preferida de Henrique.

O pequeno e emocionante passeio de Henrique foi possível por meio do Projeto “O que importa para você?”, iniciativa que tem o objetivo de realizar pequenos sonhos dos pacientes do hospital estadual na Serra.

Internação prolongada é desafio, diz psicóloga de hospital

Para a gerente do setor de Acolhimento ao Cliente, Fabiana Colares, o objetivo é proporcionar acolhimento aos pacientes.

“Nosso objetivo é sempre proporcionar o melhor cuidado aos nossos pacientes. A assistência envolve recursos, qualidade técnica, mas, sobretudo, empatia e acolhimento”, destacou.

A psicóloga do Hospital Jayme dos Santos Neves, Isabella Dellunardo, explicou que a internação prolongada pode ser um desafio para quem nunca ficou tão longe do convívio social.

A internação prolongada, por vezes, é um desafio para os pacientes. O senhor Henrique nunca precisou ficar tantos dias longe do movimento, do contato familiar ou mesmo da luz do sol. Esse afastamento estava trazendo sofrimento ao paciente e não queremos isso, pelo contrário, o bem-estar do paciente é um dos pilares para promover respeito à dignidade e para sua qualidade de vida, explicou a psicóloga.

O diretor-geral do hospital, Joubert Andrade da Silva, destacou que essas ações são capazes de transformar para melhor o resultado do tratamento.

“Pequenos gestos como esse fazem toda a diferença na jornada daqueles que estão em tratamento, trazendo conforto e qualidade de vida mesmo nos momentos mais delicados”, pontuou Joubert Andrade.

Hospital leva paciente ao Convento da Penha

Mulher levada Convento
Foto: Divulgação/Sesa

Um outro projeto, realizado por funcionários do Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), levou uma paciente com malformação congênita do tipo espinha bífida para o Convento da Penha, em Vila Velha. O caso aconteceu em setembro do ano passado.

Na época, Maria da Penha Rosa de Oliveira, de 49 anos, estava internada há cerca de um mês no hospital. Com a ideia de realizar o sonho, foi montada uma infraestrutura de transporte e suporte personalizado para atender a paciente, e o sonho se concretizou.

Ela foi levada da unidade hospitalar em uma ambulância da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e, ao chegar ao Convento da Penha, uma equipe do Corpo de Bombeiros estava preparada para levá-la até o santuário, já que em alguns trechos o acesso não é viável para ser realizado por maca. 

Mulher levada Convento
Foto: Divulgação/Sesa

A paciente conheceu a Sala dos Milagres, o museu e o santuário, onde a emoção tomou conta. 

Após conhecer o principal ponto turístico do Estado, a equipe levou a paciente para passear em um shopping, onde ela conseguiu saborear uma pizza.

*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel