No último sábado (1°), o apresentador Luiz Bacci, do Cidade Alerta da RecordTV, passou por uma cirurgia de emergência em decorrência de uma apendicite. O gastroenterologista Alexandre Sakano, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que a apendicite é uma inflamação que pode acontecer subitamente e, em casos graves, pode gerar necrose do intestino, infecção generalizada e, em ocasiões menos frequentes, até a morte.
Segundo o especialista, o problema acomete o apêndice, pequeno órgão em formato de tubo presente na parte inicial do intestino grosso. O médico conta, que o órgão não apresenta funções, tendo pequena atividade na juventude para produzir células de defesa, evitando infecções intestinais.
Segundo Sakano, a inflamação ocorre por um acúmulo de secreções da região, resquícios de alimentos e fezes. Como o apêndice é um “tubo” sem saída, devido a esse acúmulo, além da infecção por bactérias intestinais, a entrada do órgão é obstruída, causando a inflamação.
O gastroenterologista afirma que não é possível prevenir o problema, que também não apresenta qualquer relação com a alimentação ou com o estresse. “O estresse não desencadeia o problema. O que pode deixar a pessoa mais suscetível a ter uma apendicite é a baixa imunidade, que pode ser favorecida pela irritação e fatores emocionais ou pacientes com HIV”, explica.
O médico explica, que o apendicite pode evoluir de estágio em poucos dias, passando de estágio inicial, com pouco inchaço, tornando-se mais inchado e formando pus, até perfurar e vazar o conteúdo da inflamação para o corpo — podendo causar sepse — e necrose do apêndice e parte do intestino. O especialista afirma também, que a inflamação pode acometer qualquer pessoa, mas o problema é mais frequente entre crianças e jovens até 25 anos.
Apresentador Luiz Bacci é hospitalizado:
Pego de supresa, o apresentador Luiz Bacci, do Cidade Alerta da RecordTV, passou por uma cirurgia de emergência em decorrência de uma apendicite. O fato correu durante a gravação do programa no último sábado(1). De acordo com testemunhas, Bacci teria sentido dores já na sexta-feira (30), mas foi ao hospital no dia seguinte. O apresentador foi internado e diagnosticado com uma apendicite inicial, sendo submetido à cirurgia. Bacci recebeu alta médica na segunda-feira (3) e já voltou a apresentar o programa.
Sintomas da doença:
Entre os sintomas que o problema pode apresentar estão dor ao lado direito da barriga, próxima ao umbigo e, aparentemente, sem motivos. Segundo Sakano, essa dor é fraca e contínua no início, mas pode piorar de maneira progressiva, tornando-se intensa. Náuseas, vômitos, febre e falta de apetite também podem ser sentidos.
Segundo o gastroenterologista, a recomendação é que a pessoa se dirija a um hospital. Entretanto, se não houver acessibilidade no momento dos sintomas e no local, é possível diminuir a dor com o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e repouso, de acordo com orientação médica, podendo esperar cerca de dois dias até se dirigir ao hospital mais próximo.
* Com informações do Portal R7.