Saúde

Aplicativo de doação de sangue no ES: veja o passo a passo para usar

Por meio do "Gota de Vida", lançado pelo governo do ES, cidadão poderá agendar horário da doação, receber alertas sobre os estoques de sangue, acessar o mapa com hemocentros

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um aplicativo promete facilitar a vida dos voluntários à doação de sangue no Espírito Santo. Por meio do “Gota de Vida”, nome do app, o cidadão poderá agendar o dia e horário da doação, receber alertas sobre os estoques de sangue, acessar o mapa com todos hemocentros do Estado, além de acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, o coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Rafael Duarte, explicou que a plataforma tem como principal intuito de melhoras as doações de sangue. 

“Ele teve o seu desenvolvimento impulsionado a partir das constantes constatações de situações de baixas doações de sangue. Com isso, planejamos facilitar e incentivar o uso e conhecimento da população”, destaca o especialista. 

Foto: Reprodução/Site Hemoes

A nova ferramenta foi lançada nesta quarta-feira (14) pelo Governo de Estado, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Saiba onde e como baixar o aplicativo 

O aplicativo Gota de Sangue funciona nos celulares modelos iPhone (iOS), quanto no Android, da mesma forma que os apps baixados pela App Store ou Google Play Store. 

LEIA MAIS: Qual o seu tipo sanguíneo? Saiba para quem você pode doar sangue e de quem pode receber

Após baixar o aplicativo, o usuário passará por uma triagem onde é perguntado qual o tipo sanguíneo. Entre algumas das outras funcionalidades presentes no app são: a possibilidade de agendamento online, visualização da situação dos bancos de sangue e quiz educativo sobre doações. 

Questionário sobre doação de sangue 

O coordenador de Avaliação e Captação, Rafael Duarte, também destaca que, dentro do aplicativo, o usuário também tem a possibilidade de realizar um teste, validado pelo Hemoes (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo). 

“Nesse teste será possível, a partir de algumas perguntas saber se ele está apto ou não para doar sangue. Ou se, caso contrario terá que esperar mais um pouco para realizar a doação, como por exemplo, se realizou uma tatuagem”, descreve. 

Aplicativo mostra como estão os estoques de sangue 

Outra ferramenta importante do aplicativo é demonstrar como está a situação dos bancos de sangues dos Hemoes que são listados: de Vitória, Serra, Hemocentro Regional de Colatina, Hemocentro Regional de Linhares e Hemocentro Regional de São Mateus. 

Dentro da plataforma, é identificado se estoque de sangue está: crítico (indicado na cor vermelha), em alerta (na cor amarela) ou estável (sinalizado na cor verde). 

Veja exemplo: 

Foto: Reprodução/Site Hemoes


Comunidade promove interação entre os usuários 

O coordenador também descreve uma outra funcionalidade interessante do novo aplicativo: a presença de uma “comunidade”, como nas principais redes sociais. Na plataforma, os usuários podem compartilhar depoimentos e solicitar doações. 

“Nesse espaço, será possível compartilhar pedidos de doações de sangue e os locais onde as pessoas podem doar para outros pacientes. Além disso, serão presentes depoimentos de indivíduos com a sua história no Hemoes e que receberam doações “, finaliza. 

Foto: Reprodução/Site Hemoes

LEIA TAMBÉM: Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangue

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória