Saúde

Aplicativo de doação de sangue no ES: veja o passo a passo para usar

Por meio do "Gota de Vida", lançado pelo governo do ES, cidadão poderá agendar horário da doação, receber alertas sobre os estoques de sangue, acessar o mapa com hemocentros

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Um aplicativo promete facilitar a vida dos voluntários à doação de sangue no Espírito Santo. Por meio do “Gota de Vida”, nome do app, o cidadão poderá agendar o dia e horário da doação, receber alertas sobre os estoques de sangue, acessar o mapa com todos hemocentros do Estado, além de acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, o coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Rafael Duarte, explicou que a plataforma tem como principal intuito de melhoras as doações de sangue. 

“Ele teve o seu desenvolvimento impulsionado a partir das constantes constatações de situações de baixas doações de sangue. Com isso, planejamos facilitar e incentivar o uso e conhecimento da população”, destaca o especialista. 

Foto: Reprodução/Site Hemoes

A nova ferramenta foi lançada nesta quarta-feira (14) pelo Governo de Estado, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Saiba onde e como baixar o aplicativo 

O aplicativo Gota de Sangue funciona nos celulares modelos iPhone (iOS), quanto no Android, da mesma forma que os apps baixados pela App Store ou Google Play Store. 

LEIA MAIS: Qual o seu tipo sanguíneo? Saiba para quem você pode doar sangue e de quem pode receber

Após baixar o aplicativo, o usuário passará por uma triagem onde é perguntado qual o tipo sanguíneo. Entre algumas das outras funcionalidades presentes no app são: a possibilidade de agendamento online, visualização da situação dos bancos de sangue e quiz educativo sobre doações. 

Questionário sobre doação de sangue 

O coordenador de Avaliação e Captação, Rafael Duarte, também destaca que, dentro do aplicativo, o usuário também tem a possibilidade de realizar um teste, validado pelo Hemoes (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo). 

“Nesse teste será possível, a partir de algumas perguntas saber se ele está apto ou não para doar sangue. Ou se, caso contrario terá que esperar mais um pouco para realizar a doação, como por exemplo, se realizou uma tatuagem”, descreve. 

Aplicativo mostra como estão os estoques de sangue 

Outra ferramenta importante do aplicativo é demonstrar como está a situação dos bancos de sangues dos Hemoes que são listados: de Vitória, Serra, Hemocentro Regional de Colatina, Hemocentro Regional de Linhares e Hemocentro Regional de São Mateus. 

Dentro da plataforma, é identificado se estoque de sangue está: crítico (indicado na cor vermelha), em alerta (na cor amarela) ou estável (sinalizado na cor verde). 

Veja exemplo: 

Foto: Reprodução/Site Hemoes


Comunidade promove interação entre os usuários 

O coordenador também descreve uma outra funcionalidade interessante do novo aplicativo: a presença de uma “comunidade”, como nas principais redes sociais. Na plataforma, os usuários podem compartilhar depoimentos e solicitar doações. 

“Nesse espaço, será possível compartilhar pedidos de doações de sangue e os locais onde as pessoas podem doar para outros pacientes. Além disso, serão presentes depoimentos de indivíduos com a sua história no Hemoes e que receberam doações “, finaliza. 

Foto: Reprodução/Site Hemoes

LEIA TAMBÉM: Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangue