
As abelhas são comuns em nosso cotidiano, mas podem apresentar um grande perigo. O ataque de um enxame pode ser fatal – em alguns casos raros, uma única picada pode levar o individuo à morte. O apicultor Francisco Assis explica que uma ferroada pode causar manifestações tóxicas e alérgicas e comenta que pessoas que sabem que são intolerantes à ferroada devem se manter afastadas das abelhas.
O idoso João Alves de Souza, de 71 anos, levou duas mil picadas de abelhas no último dia 26 e faleceu dias após o ocorrido. O episódio trouxe o tema à tona e o interesse em saber as consequências e como proceder em casos semelhantes.
Reações
Reações tóxicas locais estão associadas à dor, inchaço e vermelhidão da pele. Nos casos das múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, causadas pela grande quantidade de veneno inoculado. Neste caso, os sintomas comuns são pruridos, taquicardia, dor de cabeça, vômitos, cólicas abdominais e taquicardia. Em casos graves podem ocorrer falta de ar e insuficiência renal aguda.
Já em casos alérgicos, os sinais mais comuns são edema persistente por dias, urticária, mal-estar, fechamento de glote, queda de pressão arterial e perda de consciência.
Como proceder
Em ambos os casos, os médicos aconselham buscar ajuda o mais rápido o possível, para que os quadros não evoluam a ponto de causar a morte.
Até que a pessoa consiga chegar ao hospital é aconselhado retirar o ferrão cravado na pele e lavar o local com sabão e água corrente. Também é recomendado aplicar uma compressa de água fria ou gelo e usar analgésico para aliviar a dor. A pessoa também deve permanecer calma, evitar movimentos bruscos e excessivos.