Saúde

Aposentada de Vitória descobre o valor dos exercícios na luta contra o câncer

A Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de 300 minutos de exercícios físicos por semana, ou uma hora de movimento por cinco dias

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

Um câncer de mama descoberto 14 anos atrás assustou a aposentada Maria Lucia Jann Zampiroli, de 61 anos. Na época, ela não tinha o hábito de praticar atividades físicas e acabou engordando 17 quilos. Buscando uma melhora na saúde e uma motivação para lutar contra a doença, a idosa começou a frequentar as aulas coletivas do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), localizado na Praia de Camburi, em Vitória.

“De início, a gente fica abatido porque ninguém espera descobrir um câncer, tive o apoio de familiares e amigos. Foi quando encontrei essa turma maravilhosa, que me levantou e me colocou para cima. Me ajudou a enxergar que a vida continuava e que eu tinha que lutar para vencer a doença”, conta.

A aposentada revelou que terminou o tratamento na última semana e destacou a importância dos exercícios na vida das pessoas. 

“Para a saúde é maravilhoso. Aqui você se diverte e esquece os problemas lá fora. Você encontra apoio não só dos colegas, a professora te incentiva também. A gente procura participar mais e como eu vi que eu estava melhorando, a cada dia eu buscava mais os exercícios”, explica.

Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a prática de 300 minutos de exercícios físicos por semana, isso dá cerca de uma hora de movimento por cinco dias ou 40 minutos se você for treinar sete dias na semana. 

Dados do Ministério da Saúde também já apontaram que o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes.

A inatividade física é responsável por 37% dos casos de câncer, 50% dos derrames fatais e por 54% dos riscos de morte por distúrbios cardiovasculares. 

A prática de exercícios de forma bem orientada é uma grande aliada para uma vida saudável e para o bem-estar mental e físico.

“O nosso corpo foi feito para se movimentar, não foi feito para ficar na inércia. A atividade física vem muito nesse sentido, não é só sobre emagrecimento, é sobre também prevenir doenças e e garantir uma corpo saudável. Melhora no sono, na disposição do cotidiano e até em casos de depressão. É importante estar com um profissional qualificado para que o exercício faça, de fato, a diferença”, explica o professor de Educação Física, Igor Pimentel.

Benefícios da atividade física

Já o técnico de laboratório Nilson Pinto entrou para o grupo há nove meses. De início, ele admite que foi difícil, mas com o tempo, o corpo e a mente melhoraram. Para ele, não existe remédio melhor para a saúde do que a prática de exercícios físicos.

“É como se fosse um parafuso enferrujado. Você precisa usar algum produto para desenferrujar. É assim com o nosso corpo, quando você começar a fazer os exercícios, você apresenta melhora. Apesar de eu ter 62 anos, eu me sinto um cara de 45 anos. A disposição está lá em cima”, brinca.

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

Serviço de Orientação ao Exercício (SOE)

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória e implantado em 1990, o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde e prevenir doenças crônicas por meio de ações que promovam o aumento do nível de atividade física.

Atualmente são diversos módulos espalhados pela Capital que funcionam nos turnos matutinos (6h às 10h) e noturno (17h às 21h). As turmas são assistidas e orientadas por profissionais de Educação Física.

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória

“Cada módulo é integrado com a unidade de saúde mais próxima. O objetivo desse trabalho é acompanhar o usuário do nosso território. Nós fazemos um cadastro e acompanhamos na UBS porque temos acesso ao prontuário desse aluno. O objetivo é estimular a prática de atividade física que é mais do que comprovado o benefício que ela traz”, detalha Regina Célia Firme, professora do módulo que fica em Camburi, na altura do bairro Jardim da Penha.

A professora também observou que houve um aumento grande na procura pelo exercício físico no pós-pandemia. “Com as restrições causadas pela pandemia, as pessoas perceberam a necessidade de se movimentar. Aqui fazemos atividades de fortalecimento muscular, que ajudam muitos alunos, principalmente na prevenção de quedas, nas artrites e artroses também”, explica.

Onde encontrar uma turma?

Parque Chácara Paraíso – Rua Guilherme Ayres, S/N, Barro Vermelho
Horto de Maruípe – Avenida Maruípe, 1750, Da Penha
Bairro de Lourdes – Rua Professora Zilda Andrade, 20, De Lourdes
Praça dos Desejos – Avenida Américo Buaiz, 600, Enseada do Suá
Secretaria de Saúde – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185, Forte São João
Jardim Camburi – Avenida Dante Michelini, 4470, Jardim Camburi
Praia de Camburi – Avenida Dante Michelini, Jardim da Penha
Goiabeiras – Avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 577, Maria Ortiz
Prainha de Santo Antônio – Avenida Dário Lourenço de Souza, 790, Mário Cypreste
Pedra da Cebola – Rua João Baptista Celestino, 11, Mata da Praia
Ilha de Monte Belo – Rua João Vieira, 60, Monte Belo
Parque Moscoso – Avenida Cleto Nunes, 242, Parque Moscoso
Barreiros – Rodovia Serafim Derenzi, 10505, Santa Martha
Baia Noroeste – Rua da Coragem, Santo André
Academia Popular de São Pedro – Praça Dom João Batista, S/N, São Pedro