Faltam um pouco mais de 4 meses para a chegada do verão e a contagem regressiva para a época mais quente do ano nos dá um ânimo para voltar a fazer exercícios físicos. Mas não basta ter um corpo saudável, é preciso lembrar também da saúde dos fios.
As atividades físicas podem prejudicar o cabelo. Seja por conta do suor, do cloro, da escolha do elástico ou penteado que usamos durante o exercício.
“Até a forma como prendemos o cabelo pode favorecer a quebra e a queda dos fios. Então, não podemos de jeito algum esquecer deles. Os cuidados devem começar antes de você encarar os trinos e não tem nada de muito complicado, viu? É simples e faz a diferença”, ressalta a especialista em beleza Priscila Miguel.
Antes do exercício
Segundo a especialista, a preparação do cabelo varia de acordo com a tividade escolhida.
Atividades ao ar livre: neste caso, passe produtos que protejam o fio de efeitos do sol ou do vento.
Atividades na água: produtos a prova d’água são a pedida.
“O bom é que temos produtos específicos para usar durante as atividades físicas, eles são mais resistentes a suor, acho isso o máximo. Os leave-in são ótimas opções. Eles são cheios de benefícios porque hidratam, nutrem, evitam o frizz e ainda removem as pontas duplas”, destacou.
Na hora do treino
Priscila explicou que é fundamental prendemos os fios em qualquer atividade física. Isso porque, além de facilitar nosso desempenho na execução do exercício ou até mesmo sofrer algum tipo de incidente como ficar preso em algum aparelho, por exemplo, ao prender o cabelo, você minimiza o contato com o suor.
“Como o suor contém sal na sua composição, quando entra em contato com os fios, pode resseca-los, o que causa a quebra, além de deixá-los sem brilho. O suor também acumula sujeira, o que leva à obstrução dos folículos capilares e aumenta as chances de queda”, disse
O indicado é prender o cabelo de maneira firme, mas sem apertar muito e dar preferencia a elásticos não agridam os fios.
“Adoro os scrunchies, aqueles mais fofos e que são super charmosos. Elásticos que deixam os fios tensionados podem romper o fio e a pressão excessiva pode causar até queda com o tempo. Se você tem cabelo longo abuse das tranças e dos coques”, disse.
A especialista em beleza deixa uma dica também para quem pratica esportes aquáticos.
“Antes de entrar na água, molhe o cabelo e aplique um creme de pentear do meio do fio até as pontas antes de colocar a touca. Também aconselho não usar faixas muito apertadas, para não dificultar a respiração do couro cabeludo e o aparecimento de caspa”, concluiu.
Cuidados pós-atividade
Priscila conta que o ideal é lavar bem o cabelo após atividades e que não há problema em lavar os fios todos os dias, desde que você mantenha uma rotina de hidratação.
“Principalmente as pessoas que transpiram muito durante os treinos, é importante lavar o cabelo depois da atividade e hidratar com frequência para repor os nutrientes perdidos pelo suor e o cloro. Indico usar shampoo que não sejam de limpeza profunda todos os dias, pois pode deixar o fio opaco e seco. Use um shampoo hidratante”, explicou Priscila.
Nesses casos, é importante reforçar que não se deve dormir com os fios molhados. Segundo a especialistas, a umidade pode dar fungos e contribuir com a queda capilar.
“Se o seu treino é à noite e você transpira bastante na cabeça, lave o cabelo e utilize produtos que protegem do calor. Quando for secar, procure não deixar o secador perto do fio e deixe ele na temperatura mais fria”, finalizou.