O aquecimento global, responsável pelo aumento gradual da temperatura média da Terra, é amplamente causado pela emissão de gases de efeito estufa. Esses gases aprisionam o calor na atmosfera, provocando alterações climáticas, o derretimento das calotas polares e eventos climáticos extremos.
LEIA TAMBÉM:
Como a musicoterapia pode ajudar na sua saúde mental e física
Quer dormir bem? 5 dicas essenciais para garantir um sono perfeito
Substituto do Ozempic: shot de canela e azeite emagrece 10 kg em 1 mês
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, 2023 registrou o ano mais quente da história, com temperaturas 1,45 ± 0,12 °C acima dos níveis pré-industriais (1850-1900).
COMO O AQUECIMENTO GLOBAL AFETA A SAÚDE?
Além das mudanças ambientais, o aquecimento global tem sérias consequências para a saúde humana, como explica o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
“O aumento das temperaturas não afeta apenas o meio ambiente. Ele pode desencadear doenças e transtornos relacionados ao calor”, alerta o Dr. Fabiano.
O calor excessivo aumenta o risco de doenças transmitidas por insetos, como a dengue e a malária, além de piorar a qualidade do ar, o que eleva a incidência de problemas respiratórios e cardiovasculares.
“O calor é percebido pelo corpo como um estressor, levando ao aumento da secreção de cortisol, o hormônio do estresse. Esse aumento pode alterar os ciclos de sono, causar insônia, e impactar o equilíbrio de fluidos e eletrólitos, o que afeta a função renal e cardiovascular”, explica o especialista.
Esses impactos podem ser fatais, como mostram os dados da OMM, que apontam cerca de 489 mortes anuais em decorrência de ondas de calor.
O CALOR AFETA A MENTE?
As ondas de calor afetam o cérebro, o que pode aumentar o risco de doenças neurológicas, segundo o Dr. Fabiano.
“O corpo humano consegue manter a temperatura interna por volta de 37 °C, mesmo com variações externas, graças ao sistema respiratório, à pele e ao hipotálamo. No entanto, esse esforço pode sobrecarregar o cérebro em situações de calor extremo, interferindo em funções essenciais, como atenção e sono.”
LEIA TAMBÉM:
Queridinhos e não cirúrgicos: tratamentos prometem deixar a pele mais jovem
Por que o cabelo cai? As respostas para 10 perguntas sobre queda de fios
Cuidado com whey! Veja qual o melhor tipo, benefícios e como tomar
COMO LIDAR COM O CALOR EXTREMO?
• Mantenha-se hidratado, bebendo bastante água;
• Evite sair durante os horários de maior calor;
• Use roupas leves e de cores claras;
• Procure locais ventilados e frescos;
• Use protetor solar para proteger a pele;
• Prefira refeições leves e evite alimentos pesados;
• Faça pausas frequentes para descansar e prevenir o estresse térmico.
SUBSTITUO OZEMPIC: SHOT DE CANELA E AZEITE EMAGRECE 10 KG EM 1 MÊS
Desde o início de 2024 diversas pessoas tem recorrido ao Ozempic, medicamento usado para diminuir o açúcar no sangue, que ajuda no processo de emagrecimento. Mas, na maioria dos casos o uso é feito de maneira irresponsável, isso porque a compra tem sido ilegal e o uso abusivo.
LEIA TAMBÉM:
Cabelos brancos? Único ingrediente reverte o grisalho sem tinta
Cuidado com whey! Veja qual o melhor tipo, benefícios e como tomar
Queridinhos e não cirúrgicos: tratamentos prometem deixar a pele mais jovem
Após a grande repercussão desse produto e de derivados, nutricionistas e influencers tem ensinado maneiras mais saudáveis e naturais para emagrecer. Uma dessas práticas são shots matinais, vitaminas e até sucos. Recentemente, um perfil no Instagram ensinou uma receita de shot com azeite e canela em pó, confira:
Aprenda a receita
Ingredientes:
• 1 colher de sopa de azeite;
• 1 colher de sopa de canela em pó.
Modo de preparo:
Misture os dois ingredientes até virar uma mistura homogênea e beba uma vez ao dia.
ESSA RECEITA FUNCIONA?
Essas receitas que viralizam nas redes sociais na maioria das vezes não funcionam. Por mais que sejam ingredientes naturais, elas apenas são um auxílio, não conseguem fazer todo o necessário para perder peso.
O uso desses shots pode inclusive desencadear problemas de saúde se tomados de maneira irregular.
BENEFÍCIOS DO SHOT
Mesmo que seja apenas um auxílio, os dois ingredientes possuem excelentes benefícios para a saúde.Confira alguns benefícios do consumo diário da canela
Propriedades antioxidantes
A canela é rica em antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Esses compostos podem reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer, além de ajudar a retardar o processo de envelhecimento.
Efeito anti-inflamatório
Os compostos ativos na canela possuem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir inflamações no corpo. Isso é particularmente benéfico para pessoas com condições inflamatórias crônicas, como artrite.
Controle do açúcar no sangue
Estudos indicam que a canela pode melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Esse efeito pode ser especialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2 ou aquelas com risco de desenvolver a condição.
LEIA TAMBÉM:
Progressiva natural: alise o cabelo com apenas 2 ingredientes naturais
Anvisa proíbe venda de carne vermelha e frango, por suspeita de Salmonella; veja riscos
Queimadas no ES: “nuvem” de fumaça pode causar desidratação nos olhos
Saúde Cardiovascular
O consumo regular de canela pode contribuir para a saúde do coração. A especiaria tem sido associada à redução dos níveis de colesterol LDL (o “mau” colesterol) e dos triglicerídeos, ao mesmo tempo que pode aumentar o colesterol HDL (o “bom” colesterol).
Propriedades Antimicrobianas
A canela possui propriedades antimicrobianas que podem ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas. Isso a torna útil não apenas na prevenção de doenças, mas também na conservação de alimentos.
O aquecimento global não prejudica apenas o meio ambiente, mas traz vários efeitos negativos para a saúde humana, afirma o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu
O aquecimento global é o fenômeno que causa o aumento gradual da temperatura média da Terra, gerado principalmente pelas emissões de gases de efeito estufa, que retêm o calor na atmosfera, influenciando mudanças climáticas, derretimento de glaciares e eventos climáticos extremos.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 foi o ano mais quente já registrado, tendo alcançado 1,45 ± 0,12 °C acima dos níveis pré-industriais (1850-1900).
O aquecimento global prejudica a sua saúde
Além das conhecidas mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, o aumento da temperatura global afeta bastante a saúde humana, como explica o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela.
“O aumento da temperatura da Terra não afeta a saúde humana apenas indiretamente, mas pode causar doenças e transtornos relacionados ao calor”.
“O calor também contribui para um maior risco de doenças transmitidas por insetos, como malária e dengue, além disso, a qualidade do ar tende a piorar, aumentando problemas respiratórios e cardiovasculares”, explica.
“Tudo isso acontece pois o corpo interpreta o calor como estresse e isso pode levar ao aumento da secreção de cortisol, o famoso “hormônio do estresse”.
“O cortisol elevado altera os ciclos normais de sono, causando insônia, ele também influencia o equilíbrio de fluidos e eletrólitos, e seu aumento pode levar a desequilíbrios na função renal e cardiovascular”.
Esses impactos na saúde podem levar até à morte, como reforçam dados também da OMM, que apontam cerca de 489 mortes por ano em todo o mundo associadas a ondas de calor.
image.png
O aumento da temperatura também pode afetar as funções cerebrais (Foto: Reprodução/PixaBay)
O seu cérebro também sofre com o calor
As ondas de calor geradas pelo aquecimento global também afetam o funcionamento do seu cérebro, podendo, inclusive, aumentar o risco de desenvolver doenças, afirma o Dr. Fabiano de Abreu.
“Os humanos conseguem manter a temperatura do corpo perto dos 37 °C, mesmo que a temperatura do ambiente mude, esse controle envolve não só a pele e o sistema respiratório, mas também o hipotálamo, região do cérebro que pode sofrer alterações no seu funcionamento em temperaturas muito altas”.
“Ele ajuda a regular várias funções importantes do corpo, como equilíbrio, atenção e sono, mas durante uma onda de calor, o cérebro precisa trabalhar muito mais para manter a temperatura do corpo estável, o que faz com que outras funções fiquem em segundo plano”, explica.
O que fazer durante períodos de muito calor?
– Beba muita água para manter-se hidratado;
– Evite sair durante as horas mais quentes do dia, se possível;
– Use roupas leves e de cores claras para ajudar na evaporação do suor;
– Procure ambientes frescos e com ventilação adequada;
– Utilize protetor solar para evitar queimaduras e danos à pele;
– Faça refeições leves e evite alimentos pesados que podem aumentar a sensação de calor.;
– Faça pausas frequentes para descansar e evitar o estresse térmico.