Saúde

Aracruz tem dois casos confirmados de Coronavírus por transmissão comunitária

Prefeitura deve divulgar decreto com regras mais 'duras' para conter o avanço da doença no município

Foto: Divulgação/PMA
Secretaria Municipal de Saúde confirma dois casos da doença no município.

A Prefeitura de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, confirmou na noite dessa sexta-feira (3) que o município tem dois casos confirmados de coronavírus. A segunda pessoa infectada é uma mulher. Para a Secretaria Municipal de Saúde, houve transmissão comunitária.

De acordo com o comunicado do município, a mulher tem 56 anos, mora em Aracruz e está internada no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, “apresentando quadro de saúde estável”, diz a nota.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que foi por transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a fonte da contaminação. 

O primeiro caso comprovado da doença no município, que é de uma mulher de 46 anos, foi informado na última quarta-feira (1). De acordo com a prefeitura, também por transmissão comunitária.

No município, segundo o último boletim de Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), são duas confirmações da doença e 14 casos em investigação.

Barreira sanitária

O município informou que prepara um novo decreto para fortalecer as medidas contra o avanço do coronavírus. O documento deve ser publicado ainda neste fim de semana, adiantou a Prefeitura de Aracruz. Barreiras sanitárias estão dentro das novas ações municipais e devem ser executadas já na próxima semana.

Segundo um comunicado do município, “as barreiras vão ser montadas nas entradas da cidade para identificar casos suspeitos de contaminação que estejam ingressando no município”. A prefeitura não detalhou como esse trabalho deve ser feito, mas informou que os casos suspeitos identificados nessas barreiras vão ser encaminhados às unidades de saúde para avaliação médica.