Saúde

Aracruz vai ser a primeira cidade do país a contar com um Centro de Hemodiálise Municipal

A estrutura vai ter capacidade para atender 45 pacientes por dia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz
Centro vai atender pacientes todos os dias da semana.

Aracruz, no Norte do Espírito Santo, vai ter o primeiro Centro de Hemodiálise Municipal do Brasil. A informação foi confirmada pela prefeitura do município. A nova estrutura vai ser apresentada na próxima semana.

O centro de Hemodiálise de Aracruz, que vai atender pessoas com doenças renais, vai ter capacidade para 45 pacientes por dia, 15 por turno. A estrutura vai contar com sala de urgência e emergência, saídas separadas para pacientes e funcionários, banheiros, salas de repouso, esterilização e sala de osmose, onde ficam as máquinas de hemodiálise.

O centro vai ser administrado pela Fundação Hospital Maternidade São Camilo e acompanhado pela Secretaria de Saúde do município, que também vai fiscalizar os trabalhos. O contrato foi assinado pelo prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, no dia 20 de dezembro.

O Centro de Hemodiálise vai funcionar na unidade de saúde de Guaxindiba de segunda a sábado. Aos domingos, em casos de atendimento de quadro agudo, e nos feriados, em regime de rotina.

Na próxima terça-feira (14), a prefeitura vai apresentar o Centro de Hemodiálise Municipal à população e autoridades da região.