
O influenciador americano Ashton Hall tem movimentado a internet ao mostrar em vídeos postados nas redes sociais sua rotina nada convencional: acordar de madrugada, às 3h50, mergulhar o rosto em uma bacia de gelo com limão espremido e passar casca de banana no rosto, como parte dos cuidados com a pele.
Ashton, que é ex-jogador de futebol americano universitário, conta com milhões de seguidores em suas redes sociais, são quase 12 milhões só no Instagram, e se apresenta como influenciador e coach fitness, ressaltando os benefícios da sua rotina. Mas será que o skincare dele é realmente eficaz?
LEIA TAMBÉM:
- Lasers para tratar a pele são todos iguais? Veja o que diz dermatologista
- Meu metabolismo desacelerou ou minha rotina mudou?
- Dermatologista especialista em cabelos explica como tratar a calvície feminina
Médica explica riscos e benefícios
Um dos hábitos de Ashton que mais causa espanto nos internautas é o de passar casca de banana no rosto para absorver seus nutrientes.
Entretanto, a médica dermatologista Hannah Cade, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, faz um alerta. “Não há comprovação científica da eficácia desse hábito”, disse.
Hannah chamou a atenção para outra prática do influenciador que pode ser muito prejudicial à pele: o uso de alimentos cítricos. Em diversos vídeos, Ashton aparece mergulhando o rosto em uma mistura de água mineral, gelo e alimentos, como o limão.
O limão pode ser altamente irritativo e também causar a fitofotodermatose, que são manchas na pele após o contato com as furanocumarinas, presentes no limão. Em contato com o sol, queima e pigmenta a pele.
Já a água gelada pura pode realmente trazer benefícios, pois, segundo a dermatologista, tem um efeito de vasoconstrição imediata, o que provoca uma contração dos vasos sanguíneos superficiais, reduzindo o inchaço e a vermelhidão, temporariamente.
“A água gelada no rosto tem respaldo fisiológico, é segura para a maioria das pessoas e pode ser incorporada em uma rotina de skincare, mas como um complemento, não como tratamento principal.”
VEJA POSTAGEM:
O básico que funciona
A rotina de Ashton Hall apresenta diversas peculiaridades e realmente tem entretido internautas com os vídeos nas redes sociais. Ainda assim, a dermatologista orienta que é importante tomar cuidado ao adquirir hábitos de outras pessoas sem consultar um especialista.
A pele é o maior órgão do corpo humano e tem peculiaridades e necessidades que variam de pessoa para pessoa. Por isso, precisa ser tratada de maneira individual para se alcançar os melhores resultados.
Quando o assunto é skincare, o básico é o ideal para quem quer começar a se cuidar sem causar riscos à saúde, de acordo com orientação de Hannah Cade.
Apostar em uma boa limpeza com sabonete, um hidratante adequado e o uso regular do protetor solar já é o suficiente, afirma a médica.
Nem tudo que viraliza é eficaz e, pior, pode causar manchas, queimaduras e até agravar doenças de pele. Por isso, antes de testar aquela dica ‘milagrosa’, consulte um dermatologista, e ele vai poder ajudar no que é melhor para sua pele.