A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) do Espírito Santo conquistou o primeiro lugar no Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (28) no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
O reconhecimento foi uma sugestão do deputado Amaro Neto (PRB-ES). “Como cidadão capixaba conheço bem o trabalho que a entidade tem desenvolvido no nosso estado e foi com grande alegria que, no início do meu primeiro mandato como deputado federal, recomendei a Afecc para receber esse prêmio”, comenta o parlamentar.
A diretora de relações públicas da associação, Léa Regina Penedo, explica que a Afecc tem como missão educar, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar e prestar assistência social conectada para reintegrar os pacientes à comunidade. “Nós não vemos um paciente apenas como um ser que vai receber tratamento médico. Queremos reintegrá-los ao mercado de trabalho não só visando a cura, mas também a formação de cidadãos”, diz.
A Afecc foi criada há 67 anos e atualmente desenvolve 18 projetos, como salão de beleza, programas de música e cursos profissionalizantes. Além da diretoria que é voluntária, a entidade conta com o apoio de 330 voluntários. Em 2018, a entidade realizou mais de 600 mil atendimentos.
Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher
A premiação, que é anual e está 9° dição, homenageia entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.
O evento acontece no mês de maio, na semana do dia 28, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna. Os premiados são definidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. Eles escolhem os ganhadores por voto direto, maioria simples.