Receber um diagnóstico de câncer é um momento delicado para qualquer paciente. Desde a descoberta até o tratamento da doença, a pessoa passa por momentos de fragilidade, tanto no aspecto físico quanto no emocional.
Por meio de uma abordagem multidisciplinar, que desponta como forte tendência na área de oncologia, a clínica busca melhorar a qualidade de vida de quem está sendo atendido, aumentando também as chances de cura.
“Nosso foco está no paciente. Queremos cuidar do seu bem-estar físico, mas sem deixar de lado os aspectos psicológico e emocional, que também são importantes para o sucesso do tratamento. Por isso, contamos com uma equipe que trabalha de forma integrada, dedicada a atender as necessidades do paciente com câncer”, explica o radio-oncologista Carlos Rebello, Instituto de Radioterapia Vitória.
O atendimento afetivo proporciona um olhar cuidadoso para o paciente, desde o acolhimento até a alta, passando pelas diferentes etapas de consultas e exames. Um processo que envolve também seus familiares.
“É importante que a família esteja envolvida, para dar suporte ao paciente nesse momento. Essas pessoas mais próximas precisam compreender que o tratamento de um tumor cria demandas físicas e psicológicas simultâneas e exigem um suporte especial de todos. Quanto maior a dedicação nessas horas, mais o paciente vai se sentir fortalecido”, aponta o médico.
Com essa base médica e familiar sólida, a tendência é o tratamento se tornar ainda mais eficiente. “Essa relação de confiança garante que o paciente se entregue ao tratamento, acreditando no que está sendo feito. Com esse ambiente marcado pela esperança no resultado final, aumentam as chances de alcançar um resultado positivo. Para dar ainda mais segurança e obter melhores resultados no tratamento, disponibilizamos os aparelhos mais modernos para o atendimento radioterápico. Isso também aumenta a eficiência nos cuidados com os nossos pacientes”.