A partir desta segunda-feira (8), até o próximo dia 19 de agosto, alunos da rede pública de ensino de seis municípios da Região Metropolitana (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Viana e Guarapari) e Aracruz, na Região Norte do Estado, poderão passar por consultas gratuitas com oftalmologistas.
O programa, chamado “De Olho no Futuro – Dr. Ubirajara Moulin de Moraes”, começou em 2003 e desde então já atendeu mais de 14 mil estudantes com dificuldades visuais. A meta para este ano é atender mais 3.500 alunos.
As consultas são realizadas dentro de um ônibus itinerante equipado para fazer os exames. Segundo a coordenadora socioambiental do instituto responsável pelo desenvolvimento do programa, Milene Mello, no mesmo dia do atendimento a criança escolhe a armação dos óculos e são tiradas as medidas necessárias.
“O material é enviado para o laboratório, que confecciona as lentes adequadas de acordo com a prescrição médica”, disse. Os estudantes recebem os óculos em até 30 dias.
O principal objetivo da ação é melhorar o rendimento escolar e diminuir a evasão, causada muitas vezes por problemas relacionados à visão que não foram diagnosticados. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que cerca de 10% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de deficiência visual e muitas vezes, esse problema acaba passando despercebido pela família e também pela instituição de ensino.
Acompanhamento
Após passar por todas a etapas, o De Olho no Futuro segue acompanhando o desempenho desses alunos por meio da psicopedagoga do programa. A equipe que faz o cadastro e a triagem dos alunos é voluntária. Ainda de com acordo Milene, à frente da coordenação do Instituto Unimed, idealizador do programa, grande parte das patologias da visão podem ser corrigidas por meio do uso dos óculos.
“As ações do programa se encaixam nesse contexto para apoiar a redução do número de crianças e adolescentes com problemas de visão e contribuir, dessa forma, para a redução das dificuldades de aprendizado geradas por essas situações”, concluiu.
Veja os locais e horários de atendimento
Os atendimentos acontecerão de 8 a 19 deste mês, das 7h às 17h, nos municípios de Aracruz, Cariacica, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Confira o cronograma:
8 de agosto/segunda-feira:
Aracruz: EMEF Paulo Freire Rua Margarida, 32. São Marcos – Aracruz – ES. CEP 29190757
9 de agosto/terça-feira:
Cariacica: EMEF Celestino De Almeida R. Blumenau, s/n – Bela Vista, Cariacica – ES, 29142-296
10 de agosto/quarta-feira:
Cariacica: EMEF Joana Maria Da Silva R. Joana Maria da Silva, S/N – Castelo Branco, Cariacica – ES, 29140-844
11 de agosto/quinta-feira:
Viana: EMEF Padre Antunes Siqueira Rua Paris, SN – Nova Viana, Viana – ES, 29135-000
12 de agosto/sexta-feira:
Vila Velha: UMEF João De Medeiros Calmon Rua Sebastião Silveira, SN – Praia das Gaivotas, Vila Velha – ES, 29102-571
15 de agosto/segunda-feira:
Guarapari: EMEIEF Constantino José Vieira R. Projetada – Adalberto Simao Nader, Guarapari – ES, 29214-230
16 de agosto/terça-feira:
Serra: EMEF Altair Siqueira Costa R. Nelcy Lopes Vieira, 804 – Jardim Limoeiro, Serra – ES, 29164-018
17 de agosto/quarta-feira:
Serra: EMEF Aureníria Correa Pimentel R. Inhambu, S/N – Novo Horizonte, Serra – ES, 29163-323
18 de agosto/quinta-feira:
Vitória: EMEF Maria José Costa Moraes Rodovia Serafim Derenzi, 4600 – São José, Vitória – ES, 29030-600
19 de agosto/sexta-feira:
Vitória: EMEF Ceciliano Abel de Almeida R. Dr. Arlíndo Sodré – Itararé, Vitória – ES, 29047-500