Saúde

Atividade física pode liberar até 18 tipos de hormônios de felicidade, prazer e bem-estar

Com as academias fechadas e áreas de lazer em diversos condomínios isoladas, os exercícios físicos devem ser realizados dentro de casa, indica médico

Foto: Divulgação
Alongamentos e exercícios físicos garantem melhoria do condicionamento e o bem-estar. 

A rotina de muitas pessoas sofreu alterações com o isolamento social por conta da pandemia. Com às academias fechadas e áreas de lazer em diversos condomínios isoladas, a prática de atividades físicas acabou reduzindo. Porém, para não perder o condicionamento físico, mantendo a forma e a musculatura, auxiliando no bem-estar das pessoas neste momento, os exercícios físicos dentro de casa são uma grande alternativa para manter o corpo e a mente saudáveis.

Conforme explica o médico Leandro Gregorut, ortopedista da Rede São Camilo, os treinos deixam as artérias mais elásticas, diminuindo a pressão arterial. Também irão dificultar o acúmulo de placas de gordura nas artérias do cérebro e do coração, diminuindo as chances de um AVC ou um infarto.

“Executada de forma regular, de média intensidade, pode liberar até 18 tipos de hormônio no corpo, responsáveis pela felicidade, prazer e o bem-estar”, disse o ortopedista. “Quando começa a ser treinada, a musculatura fica mais eficiente na absorção da glicose. Dessa forma, você precisa de menos insulina, o hormônio criado pelo pâncreas, para colocar esta glicose dentro do músculo, contribuindo para diminuir as chances de ter diabete tipo 2”, frisa.

Foto: Divulgação

Exercícios em casa 

Para auxiliar no treino e na manutenção da saúde, diversos profissionais e academias lançaram atividades que podem ser acessadas via internet. A Selfit Academias criou uma série de exercícios especialmente para quem não tem o hábito de praticar em casa, disponibilizados nos seus canais (site, redes sociais e aplicativo).

Para os iniciantes, o educador físico Rafael Oliveira recomenda um treino com quatro atividades simples, seguindo as dicas abaixo:

Exercício – fortalecer as panturrilhas

Série: entre 15 e 20 repetições

Como fazer? Apoiar as duas mãos na parede, dar um passo para trás esticando as pernas e fazer a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés e voltando ao normal.

Exercício – parte posterior da coxa e os glúteos

Série: entre 10 e 12 repetições com cada perna

Como fazer? Em pé, com os pés unidos, os braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta, fazer movimentos com o tronco para frente e, ao mesmo tempo, levantar uma das pernas para trás, quase como um avião. Oliveira explica que, neste exercício, é importante flexionar bem o joelho da perna que fica apoiada no chão.

Exercício – exercício aeróbico

Série: 3 séries de 1 minuto cada

Como fazer? Simular os movimentos de uma corrida, porém sem sair do lugar.

Exercício – abdominal

Série: 3 séries de 15 movimentos

Como fazer? Deitar-se com a barriga para cima e esticar as pernas para o alto, apontando o calcanhar para cima. Fazer um pêndulo com as pernas de forma sutil, sem tirar a lombar do chão. “Conforme for ganhando resistência, aumente o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna”, explica o especialista.

Para mais dicas de treinos como este, Rafael recomenda o vídeo de ginástica laboral disponibilizado no seu canal do IGTV