Saúde

Atividades ao ar livre são mais eficazes no auxilio ao emagrecimento

Além de serem mais econômicas, os exercícios são saudáveis, ajudam a perde peso e desfrutar da paisagem

Foto: Reprodução/Pexels
Se exercitar do verão requer alguns cuidados, como se hidratar bastante, usar roupas leves e se proteger do sol. 

Praticar atividade física ao ar livre além de proporcionar bem estar e melhorar a saúde, diminui o nível de estresse e aumenta a oxigenação cerebral. As opções para quem quer fazer esse tipo de atividade são muitas e além de saudáveis, você pode perder peso, gastar pouco e ainda desfrutar da paisagem. 

O educador físico, Jhonny costa explica que a atividade deve ser prazerosa e tudo vai depender do objetivo de cada um. “Com relação ao melhor exercício ao ar livre, tudo depende do objetivo de cada pessoa. É possível optar por exercícios aeróbios como, por exemplo, as corridas e caminhadas, exercícios de força, como flexão de braço, agachamento e arremesso de bola, por exemplo, para isso pode ser feito uma série de três repetições de quinze vezes”. 

Outros exercícios também oferecem bons resultados e podem ser prazerosos, como andar de bicicleta, pular corda, realizar jogos em grupos, como futebol, futevôlei, vôlei, que são bons para tonificar o corpo, melhorar a agilidade, coordenação, velocidade, equilíbrio, energia e desempenho em atividades físicas. Os circuitos na praia também são uma boa opção para se exercitar e perder peso.

“Os que querem se exercitar ao ar livre, principalmente agora no verão, devem estar atentos a alguns cuidados, como se hidratar bastante, evitar os horários com maior incidência dos raios ultravioleta, das 10h às 16h. Nos demais horários faça uso de roupas leves, chapéu ou boné, óculos escuros e filtro solar. Se for se exercitar a noite use roupas mais claras, de fácil visibilidade, principalmente para quem gosta de correr e pedalar na rua, pois facilita a visibilidade de outros pedestres e motoristas”, conclui Jhonny.

Muitos nessa época fazem questão de se exercitarem ao ar livre, é o caso da advogada Carla Ferreira de 39 anos que diz que as corridas na praia são insubstituíveis, principalmente no verão. “Verão e atividade ao ar livre tem tudo a ver, fico muito mais animada para correr no calçadão nessa época. O exercício fica mais prazeroso, além disso, levo a família toda para se exercitar com passeios diários de bicicleta”.

Outro grupo que não abre mão das atividades ao ar livre é o do futevôlei, que se encontram todos os sábados para jogar, confraternizar e claro, se exercitar. “somos em 20 pessoas que semanalmente se reúnem na praia para jogar futevôlei. Me esforço para ir sempre, pois é o tempo que tenho para cuidar do corpo e da mente, além de poder confraternizar com colegas”, relata Tiago Fabroni de 41 anos.