Saúde

Atuação de laboratório se torna referência em exames

Com apoio do Ministério da Saúde, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/ES) é reconhecido pela agilidade nas avaliações clínicas

Foto: Divulgação

O Espírito Santo tornou-se referência nacional com a atuação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/ES). Em 2019, o Lacen/ES foi um dos cinco laboratórios que o Ministério da Saúde selecionou para atuar como referência Regional em Tuberculose e Micobacterioses Não Tuberculosas.

Outro reconhecimento dado a instituição está relacionado com a velocidade em que é realizado os testes de diagnóstico de sarampo, que ocorrem em até quatro horas.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também reconheceu o Lacen/ES pela qualidade de outros 26 tipos de exames que são realizado pelo laboratório. O Lacen/ES tornou-se o único laboratório de saúde pública no país a ter o qualitativo acreditado pela Norma Técnica ISO/IEC 17025:2017.

Com a implementação das mudanças e a reestruturação da organização laboratorial, o coordenador-geral da unidade, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, comemorou o reconhecimento e já tem novos projetos para 2020. “Com este trabalho em desenvolvimento, passamos a ser o único laboratório de saúde pública no Brasil com um escopo contendo 26 ensaios acreditados pelo Inmetro e queremos passar deste número para 41 exames já neste novo ano”, comentou.

As melhorias alcançadas pelo laboratório resultaram no aumento de 29,9% na produtividade desde 2015. Os laudos de 68,5% dos exames também estão sendo liberados com maior agilidade, assim como a identificação dos agentes etiológicos durante surtos. Unidos esses fatores levaram a um faturamento de 188% junto ao Sistema Único de Saúde. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.