Saúde

Blitz contra a dengue será realizada nos dias 27 e 28 de dezembro, na Serra

A ideia é alertar a população sobre os cuidados necessários para combater o mosquito no verão

Foto: Reprodução
Secretária de Saúde informa que combater o mosquito da dengue deve ser uma luta de todos. Evite acumulo de águas, mantenha as caixas d’água fechadas,  evite o acúmulo de lixos que possam empoçar água. 

No dias 27 e 28 de dezembro, hotéis, pousadas e casas de veraneio, do município da Serra-ES, receberão a blitz de conscientização contra a dengue. A ideia ´´e intensificar a passagem do carro fumacê e alertar as pessoas sobre os cuidados necessários para combater o aedes aegypti, durante o verão- estação em que aumenta a incidência dos casos de dengue.

A iniciativa é da Prefeitura da Serra e a blitz tem abordagem educativa. Os proprietários e funcionários vão aprender todas as dicas para eliminar os focos do mosquito. A ideia é que eles repassem também as dicas aos turistas.

Foto: Reprodução/Pexels
Mosquito transmissor da dengue, aedes aegypti. 

Já entre os dias 01 de janeiro e 28 de fevereiro, as equipes de Combate a Endemias realizarão visitas domiciliares nos balneários e visitas a imóveis de veraneio que ficam fechados o ano todo. A ação é preventiva, em razão do aumento do número de turistas nas praias e vai privilegiar todos os balneários da Serra. São eles: Praia de Carapebus, Balneário de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

“Será feito esse monitoramento na orla, mas sem deixar os demais bairros do município descobertos, pois as ações de rotina continuam em todos eles”, explicou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde, Gilberto Mário dos Santos.

A ação, que se intensificou desde a última segunda-feira (17), e vai até sábado (29), inclui a intensificação das ações do carro fumacê e do carro de UBV, nos bairros da orla da Serra. Em vez de passar de 15 em 15 dias, como é feito usualmente, neste período, o veículo vai retornar em sete dias. De 2 a 5 de janeiro, a ação se repete.

Nos dias 5, 6 e 7 de janeiro, nos bairros da região de Nova Almeida, as equipes farão controle de roedores, cata de caramujo e passagem do carro fumacê. Também serão feitas ações educativas.