O “slime” virou uma verdadeira febre entre as crianças nos últimos meses. A “geleca” ou massa de modelar já foi muito utilizada no passado e agora voltou a ser mania entre as crianças. Porém, os especialistas alertam: é preciso estar atentos aos riscos que as substâncias do slime geram para a saúde da criançada.
A brincadeira, apesar de ser saudável, por envolver a interação de pais e responsáveis, participação de outras crianças e colocar em prática a criatividade dos pequenos, precisar ser observada, porque já existem casos de crianças que sofreram intoxicação.
“O borato de sódio, que é muito utilizado, pode causar lesões na pele e irritação nos olhos. Dependendo da concentração dessa substância na receita, a criança pode sofrer com o surgimento de eczemas e dermatite de contato”, explicou a dermatologista Patrícia Friço.
A dica para evitar transtornos é acompanhar o processo de confecção caseira, utilizando apenas a cola branca e o bicarbonato. Em caso de observar desconforto ou lesão na pele, os pais devem procurar um médico dermatologista.