Saúde

Bronze perfeito? Veja 7 dicas para manter a pele saudável

Alguns cuidados precisam ser adotados para evitar problemas de saúde como queimaduras de sol e o câncer de pele

Foto: Reprodução/Freepik

O Carnaval terminou, as aulas recomeçaram e com elas o retorno à rotina de trabalho. Porém, ainda falta cerca de um mês para o verão terminar. O banho de mar e a piscina seguem como programação preferida aos finais de semana para espantar o calor e garantir o bronzeado pelos próximos meses.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Alguns cuidados precisam ser adotados para evitar problemas de saúde como queimaduras de sol e o câncer de pele. 

Veja algumas dicas:

1. Use protetor solar: sempre use filtro com um fator de proteção solar (FPS) adequado para o seu tipo de pele. Reaplique a cada duas horas, especialmente após nadar ou suar;

2. Evite o sol forte: evite se expor ao sol entre as 10h e as 16h, quando os raios UV são mais intensos;

3. Use roupas protetoras: use roupas leves, de cor clara e com tecido que ofereça proteção UV. Bonés, óculos de sol e guarda-sóis também ajudam a proteger contra os raios solares;

4. Hidrate-se: beba bastante água para manter a pele hidratada, especialmente em dias quentes;

5. Bronzeie devagar: evite longas exposições ao sol de uma só vez. Bronzeie aos poucos, limitando o tempo de exposição solar e usando protetor solar;

6. Cuidado com o bronzeamento artificial: Se optar por bronzeamento artificial, tome precauções e siga as instruções do profissional. Lembre-se de que as camas de bronzeamento também emitem raios UV que podem danificar a pele.

7. Após o sol: depois de expôr a pele ao sol, a exposição ao sol, tome um banho para remover o protetor solar e aplicar um hidratante para acalmar a pele.

Monitorar possíveis sinais de queimadura solar também é fundamental. Fique atento em caso de vermelhidão, bolhas ou dor intensa. Caso ocorram, procure abrigo do sol imediatamente e trate a pele queimada.

Lembre-se de que um bronzeado saudável é aquele adquirido com segurança e cuidado com a exposição solar excessiva.

Bronzeamento artificial

Durante o verão surge ainda outra demanda. Nesse caso, de quem não gosta muito das opções praia e piscina para bronzear o corpo. O bronzeamento artificial entra, então, em cena. Mas antes de começar as sessões, alguns cuidados devem ser tomados para não colocar a saúde em risco.

Um estudo publicado no site do “British Medical Journal”, por exemplo, aponta que, de 63.942 novos casos de melanoma (um tipo de câncer de pele) diagnosticados a cada ano na Europa, incluindo o Reino Unido, França e Alemanha, 3.438 (5,4%) estão relacionados ao bronzeamento artificial. 

O levantamento associa 794 mortes todo o ano ao uso dos equipamentos de bronzeamento – 498 homens e 296 mulheres.

Os pesquisadores do Instituto Internacional de Pesquisa de Prevenção, na França, e do Instituto Europeu de Oncologia, na Itália, analisaram resultados de 27 estudos sobre câncer de pele e uso de camas de bronzeamento artificial entre 1981 e 2012.

O número total de casos de câncer de pele incluídos na análise foi 11.428. Os autores chegaram à conclusão de que o bronzeamento artificial implica num aumento de 20% no risco de ter um melanoma – se o utilizador do equipamento tiver menos de 35 anos, as oportunidades dobram. 

Cada sessão anual de bronzeamento, calculam, oferece um aumento de 1,8% no risco de ter um melanoma.

Integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Distrito Federal (SBD DF), Ana Regina Trávolo, explica que apenas o uso de produtos autobronzeadores e que não envolvam a exposição à radiação UV são regulamentados pela Anvisa.

“Os usuários que participam de práticas clandestinas de bronzeamento artificial estão expostos a vários riscos à saúde, incluindo o envelhecimento precoce da pele, manchas, rugas e aumento do risco de câncer de pele. Portanto, compactuar com tais práticas representa sérios riscos à saúde, sendo altamente desaconselhado. Nesses casos, é fundamental buscar métodos seguros e aprovados, como os oferecidos em estabelecimentos regulamentados e supervisionados por profissionais qualificados”, aconselha a profissional.

Marquinhas

Outro ponto observado pela profissional é a tradicional “marquinha” que muitos usuários, em especial, o público feminino, gostam de fazer durante a temporada. Alguns, inclusive, buscam vídeos na ‘internet’ e tentam a reprodução em casa, o que, segundo Ana, podem também representar riscos à saúde.

 “As ‘marquinhas’ feitas com fita isolante e a exposição solar subsequente podem representar riscos à saúde, como queimaduras na pele e danos causados pelos raios ultravioleta. Além disso, muitos desses métodos caseiros podem resultar em danos à pele, reações alérgicas ou outros problemas de saúde”, pontua.

E atenção! Busque sempre a orientação de um médico dermatologista ou profissional de saúde para obter produtos adequados e seguros para o cuidado da pele.

Dicas para um procedimento seguro de bronzeamento artificial

● Use sempre protetor solar adequado ao seu tipo de pele e reaplique a cada duas horas.

● Evite a exposição solar entre 10h e 16h

● Mantenha a pele bem hidratada antes e após o bronzeamento.

Em relação ao profissional responsável pelo procedimento:

● Certifique-se de que o profissional é qualificado e certificado para realizar o serviço.

● Garanta que os equipamentos e produtos utilizados são seguros e estão conforme as normas regulatórias.

● Forneça orientações claras sobre os cuidados pós-bronzeamento para evitar complicações.

Para a realização de procedimentos estéticos no geral:

● Ao buscar procedimentos estéticos, especialmente durante o verão, é crucial realizar uma pesquisa detalhada sobre a clínica e o profissional responsável.

● Certifique-se de que o estabelecimento seja regulamentado, com licenças adequadas, e busque por avaliações de clientes anteriores. Além disso, confirme se o profissional que realizará o procedimento é qualificado e experiente na técnica específica.

● Antes de iniciar qualquer procedimento, discuta as suas expectativas, histórico médico e eventuais preocupações com o profissional.

● Certifique-se de compreender completamente os riscos envolvidos e os cuidados pós-tratamento necessários. Durante o verão, evite exposição solar excessiva antes e depois do procedimento, seguindo as orientações do profissional para garantir resultados eficazes e seguros.

LEIA TAMBÉM: Dengue ou covid? Saiba como diferenciar os sintomas