Saúde

Atenção: bronzeamento no verão é usado para melhorar aparência, mas requer cuidados com a pele

Contorno do bronze permite criar um efeito de barriga sequinha, cintura fina, seios volumosos e até bumbum mais redondo

Foto: Bronze Torezani
O efeito pode ser criado com os biquínis tradicionais e com os modelos com fita. 

Manter a pele sempre saudável e bronzeada é um dos maiores desejos das mulheres durante o verão. E essa missão ficou ainda mais fácil com o crescimento das opções de bronzeamento artificial e o bronze na laje, que ficou famoso em todo o Brasil após o clipe da cantora Anitta.

A especialista em bronze, Élida Torezani explica que o bronzeamento a jato é uma ótima opção para quem não quer se expor ao sol, mas busca o efeito bronzeado. “Esse produto é aplicado na pele e reage com a camada mais superficial, produzindo o melanoidina, um pigmento acastanhado que simula um bronzeado, mas sem danificar a pele”, explica.

A dermatologista, Ana Flávia Moll, comenta que na visão clínica o bronzeamento só é seguro quando é feito com autobronzeadores. “O único cuidado é passar o produto de maneira uniforme na pele. A especialista alerta que em qualquer situação, o bronzeado é uma defesa do corpo contra a agressão dos raios solares. Para se defender, a pele produz melanina, um pigmento escuro, na tentativa natural de evitar queimaduras futuras, no caso de a exposição ao sol continuar. O bronzeamento só acontece caso a pele tenha necessidade de se defender continuamente do sol”, explicou a especialista. 

Segundo Élida Torezani, a opção mais procurada pelas mulheres ainda é a natural. “O efeito é mais duradouro, mas é claro que a exposição ao sol exige cuidados. Muitas pessoas acham que é só colocar o biquíni e ir para o sol, e não é isso. A exposição ao sol requer hidratação e cuidados adequados. Nós acompanhamos o tempo, a duração e preparamos a pele para isso”, completou.

Além de ficar com um tom de pele mais bonito, o bronzeamento permite destacar as curvas e disfarçar aqueles aspectos indesejados. “Dá para criar um efeito de barriga sequinha, cintura fina, seios mais poderosos e até bumbum mais redondo. Para isso, a personal bronze precisa fazer os contornos nos lugares certos do corpo”, frisou.

O efeito pode ser criado com os biquínis tradicionais e com os modelos com fita. E a proposta vale tanto para o bronzeamento natural como para o artificial. “Não existe regra nesse caso. Fazemos todo o tipo de bronzeamento e o resultado depende do gosto de cada cliente. Muitas não gostam de marquinha e o resultado também fica incrível”, comentou Élida. 

E as dicas para quem quer manter o bronze por mais tempo são beber bastante água e consumir alimentos com betacaroteno e licopeno. “Eles estão presentes em frutas e vegetais que possuem coloração do amarelo ao vermelho. Para quem precisa de um truque, uma dica é apostar nos produtos com cor, como blush, filtro solar e autobronzeador”, indicou.