Saúde

Cabeleireiro de famosas dá dicas de como montar um cronograma capilar em casa

Ricardo dos Anjos, que também é consultor da linha capilar do Boticário, ensina a criar um calendário para manter os cabelos bonitos e saudáveis

Foto: Shutterstock

Intensificar os rituais de autocuidado pode ser uma boa maneira de deixar a rotina doméstica mais divertida. Ficar mais tempo em casa dá oportunidade de colocar em prática um cronograma capilar para recuperação dos fios, por exemplo. A dica é do cabeleireiro Ricardo dos Anjos, expert da linha Match, do O Boticário, que ensina um passo a passo de como fazer o cronograma capilar em casa.

“Longe dos compromissos profissionais e familiares, pode ser o momento certo para identificar as necessidades do seu cabelo e dedicar mais tempo a ele. O cronograma capilar é feito em 3 etapas – Hidratação, Nutrição e Reconstrução – e o segredo é não ter pressa. Mantendo um um intervalo de 48 horas entre um procedimento e outro já vai transformar o visual “, garante.

Segundo Ricardo, enquanto a hidratação proporciona a reposição de água e nutrientes perdidos diariamente pelos fios, devolvendo o brilho e a leveza dos cabelos, a etapa da nutrição é responsável pela reposição de lipídeos, para manter a flexibilidade e reter água adquirida no processo de hidratação, deixando os fios mais macios e fáceis de pentear. Já a última etapa do cronograma, a reconstrução, repõe a proteína, especialmente queratina e aminoácidos, devolvendo a força dos fios e aumenta a massa capilar.

Mas, e agora, como identificar o que meu cabelo necessita e como fazer esses procedimentos em casa?

O cabeleireiro lembra que antes de começar, é importante compreender o que seu cabelo está precisando mais, porque cada etapa tem um objetivo e a ordem de uso dos produtos é que vai te ajudar a solucionar os problemas.

“Se o cabelo está embaraçando demais, com fios arrepiados e difíceis de desembaraçar, é preciso colocar mais etapas de nutrição. Agora, se os fios estão sem movimento, com sensação de aspereza, a hidratação é que precisa ser intensificada. Se você sente que os fios estão fracos e quebradiços ou passaram por alguma química pesada recentemente, é o momento de investir na reconstrução. A ordem é você que determina de acordo com a maior necessidade do seu cabelo”, explica.

Segundo ele, o processo dura em média 04 semanas e são aplicados 03 tratamentos distintos, apostando em máscaras de Nutrição, Hidratação e Reconstrução, a cada dois dias. “A intensidade de uso de cada produto vai depender da necessidade do seu cabelo. Se estiver muito ressecado, com aquele aspecto áspero, por exemplo, você pode fazer mais de uma etapa de hidratação, sempre respeitando o intervalo de 48 horas, até partir para a próxima etapa”, diz.

Os ativos

Para hidratar – os ingredientes dos produtos utilizados devem prevenir pontas duplas, combaterem o ressecamento e formar uma camada protetora para selar as cutículas. Produtos com concentração de Óleo de coco são uma boa alternativa.

Para nutrir – fios finos e grossos têm necessidade diferentes. A dica aqui é escolher produtos para reposição de lipídios com propriedades diferentes para os dois tipos de fio. Há no mercado produtos específicos para fios finos e fios grossos.

Para reconstruir – Aminoácidos e proteínas vão ajudar no reparo da fibra capitar, em especial nos fios severamente danificados. Então para esta fase, aposte em produtos ricos nesses componentes.