Saúde

Cabelos representam 85% da autoestima das brasileiras; veja as principais queixas das mulheres no cabeleireiro

Cabelos sem comprimento e com pouco volume estão entre as principais queixas

Foto: Divulgação

O cabelo é determinante na autoestima de 85% das brasileiras. A informação é de um estudo encomendado por uma marca de produtos capilares e publicado em 2017. Os cabeleireiros acabam se tornando amigos e confidentes de suas clientes, com quem elas compartilham suas principais frustrações com o cabelo. A hair stylist Gabi Malini listou as principais queixas das mulheres quando chegam ao salão:

1. Cabelos sem volume no comprimento

Devido ao excesso de químicas, o comprimento e as pontas dos cabelos vão perdendo massa e ficando cada vez mais ralos, até se romperem. Outro fator são as pontas duplas que aparecem principalmente em quem faz mechas. “A falta de cuidado faz com que esse fio se deteriore aos poucos, deixando o comprimento ralo”, explica a profissional.

2. Queda de cabelo

Gabi Malini percebe que tem aumentado o número de mulheres que chegam ao salão se queixando de queda de cabelo. E o motivo mais comum é o estresse. Do ponto de vista fisiológico, nosso organismo entende que o cabelo não é parte vital do nosso corpo e, quando alguma outra parte mais importante está comprometida, todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do fio (proteínas, vitaminas e etc) são transferidos para solucionar esse outro problema. O estresse também pode desenvolver a alopecia, que causa uma parada brusca no crescimento do cabelo.

3. Cabelos brancos

Por fatores genéticos ou envelhecimento os cabelos brancos surgem e deixam as mulheres muito insatisfeitas. Para disfarçar esses fios brancos, as mulheres, em sua maioria, optam por clarear os cabelos, fazer mechas e colorir os fios, dando início a um período de adaptação a um novo tom de cabelo. Nesses casos, há ainda uma rotina de manutenção de cor a cada 20 dias, aproximadamente. “Na hora de escolher o tom é importante eleger uma cor mais próxima do natural ou que combine com a cor da pele da cliente”, ressalta Gabi Malini.

4. Cabelos indisciplinados ou com volume

A falta de praticidade no dia a dia é uma das principais queixas das mulheres no salão. Para se livrar do excesso de volume dos cabelos, as clientes procuram por procedimentos como selamento, progressiva e botox capilar. No entanto, a cabeleireira ressalta que esses procedimentos não têm a função de tratar o fio e precisam ser executados por um profissional qualificado.

5. Cabelos danificados

Muitas mulheres se queixam da falta de “vida” dos cabelos, principalmente as loiras. Por isso, a hair stylist Gabi Malini salienta a importância de tratar os fios depois de uma descoloração. Caso contrário é impossível manter o cabelo intacto. “Muitas mulheres querem um cabelo super claro, mas não investem em tratamentos. Com o passar do tempo, esse cabelo – que perdeu toda as propriedades no processo de descoloração – vai ficando quebradiço, opaco, indisciplinado e extremamente ressecado”, conta.