A captação de córneas em 2019 já é superior ao ano anterior em Cachoeiro, e esse aumento vai atender quem está na fila aguardando a doação. Atualmente, no Espírito Santo, 1.176 pessoas aguardam na fila por um órgão, 192 dessas pessoas esperam por novas córneas.
De acordo com o Hospital Evangélico de Cachoeiro, essa já é uma pequena vitória. Durante todo o ano de 2018, foram feitas 11 captações de córneas na instituição.
Segundo a enfermeira Tamara, esse número só não foi maior porque algumas pessoas ainda desconhecem o assunto ou as intenções do ente falecido.
“Antes era expressado em documentos como o RG ou a carteira de motorista quando a pessoa era doadora. Isso não existe mais, então é importante que o paciente manifeste isso para a família enquanto ainda se está vivo”, comenta Tamara.
O próximo mês é lembrado pelo incentivo e esclarecimentos sobre a doação de órgãos. O ‘Setembro Verde’ espera aumentar ainda mais o número de captações no município.
Córnea
A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho. Se a córnea embaça, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou, às vezes, até perde-la. Os transplantes permitem que essas pessoas recuperem a visão.
Durante um transplante de córnea, o botão central da córnea embaçada é trocado por um botão central de uma córnea saudável. Esta cirurgia pode recuperar a visão em mais de 90% dos casos de pessoas que têm alguma deficiência visual por problemas de córnea.