Saúde

Calistenia: o que é, quais os benefícios e como fazer os exercícios

Descubra os benefícios da modalidade e aprenda a incorporar a prática no dia a dia

Foto: Reprodução/Freepik @pch.vector

Falta pouco mais de um mês para o início da estação mais quente do ano e, nas academias, o número de alunos é cada vez maior. Principalmente daquelas pessoas que deixaram para cuidar do corpo e garantir a boa forma nos 45 minutos do segundo tempo. 

Mas nem todo mundo é adepto das aulas coletivas e das salas de musculação. A boa notícia é que existem outras modalidades que podem ajudar nos preparativos para o verão, que começa no dia 22 de dezembro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A boa notícia é que, para quem não quer gastar, existem atividades que podem ser feitas em casa mesmo e apenas usando o peso do próprio corpo. É o caso da calistenia

O que é Calistenia?

A calistenia é uma prática de treinamento que utiliza movimentos corporais para desenvolver força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Diferentemente dos outros métodos, não depende de equipamentos específicos.

A calistenia é baseada em exercícios que utilizam o peso do próprio corpo do praticante, como agachamentos, flexões e abdominais, por exemplo.

Segundo especialistas da área, os benefícios da modalidade são muitos, entre eles a queima de calorias e a melhora da composição corporal. Isso por que a prática é focada nos exercícios de força mais funcional, otimizando, inclusive, as atividades do dia a dia.

Como pode ser praticada em qualquer lugar, torna-se uma opção bastante versátil e acessível, podendo ser feita por pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico.

Como fazer os exercícios

Foto: Reprodução/Freepik @halayalex

*Agachamentos (squats): mantenha os pés alinhados com a largura dos ombros e desça como se estivesse sentando. As costas devem permanecer mais retas e não inclinadas para a frente. Os calcanhares devem permanecer no chão;

Foto: Reprodução/Freepik

*Sentar contra a parede: fique em pé e encoste em uma parede. Em seguida, coloque os pés cerca de 60 cm à frente, sempre mantendo as costas e os glúteos na parede. Depois, na mesma posição, deslize até que os joelhos fiquem em 90º. Sustente por 30 segundos e repita o exercício; 

Foto: Reprodução/ Freepik

*Prancha frontal: deite de bruços no chão. Apoie os cotovelos e antebraços no chão, coloque as pontas dos pés no chão e alinhe com os cotovelos;

Foto: Reprodução/ Freepik

*Burpeecomece em pé. Em seguida, apoie as mãos no chão e impulsione as pernas para trás mantendo as mãos no chão. Dê um impulso e volte para a segunda posição, com os pés e mãos apoiados no chão. Levante-se e faça tudo novamente;

Foto: Reprodução/Freepik @Drazen Zigic

*Elevação pélvica: primeiro deite-se de barriga para cima. Com os pés um pouco afastados, eleve o quadril até uma altura que não comprometa a lombar e contraia o glúteo. Desça para a posição inicial.

LEIA TAMBÉM: Onda de calor no ES: saiba os riscos para a saúde e como se proteger