O Ministério da Saúde decidiu estender a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 30 deste mês, em todo o País. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade para grupos formados por pessoas com deficiência; crianças de 0 a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (mães no pós-parto); professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.
A meta, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é imunizar 90% dos grupos prioritários, porém, até o momento, foram vacinados apenas 30% desse público. Portanto, quem ainda não se vacinou, não deixe para a última hora.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lesliane de Amorim, destaca a importância da vacina. “Ao se vacinar contra a Influenza, os grupos de risco evitam as formas mais graves da doença, que podem levar à internação e até à morte. O objetivo é ter menos pessoas infectadas pela gripe, o que inclusive facilita o diagnóstico para o coronavírus, que tem os sintomas parecidos”, explica.
Além disso, as unidades básicas de Cariacica estarão abertas neste sábado (6), de 8h às 16h. As vacinas são ofertadas nas unidades básicas em Porto de Santana, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha II, Cariacica Sede, Santa Fé, Santa Bárbara, Itaquari, Bela Aurora, Rio Marinho e Novo Brasil. A vacinação ocorre das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.
A Semus lembra que o uso da máscara é obrigatório para quem procurar os locais de vacinação. Além dos cuidados com higiene recomendados pelo Ministério da Saúde, pede-se que o morador, em caso de fila na unidade, mantenha a distância recomendada de 2 metros e evite aglomeração.