O Brasil tem, atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 34 mil na lista de espera para o transplante, entre adultos e crianças. A maioria, mais de 20 mil, aguarda por um rim. No Espírito Santo, há quase 1.200 na fila.
Um problema crucial para a causa é a negativa dos familiares em realizar a doação de órgãos porque, muitas vezes, não têm consciência do desejo do parente ou por não entenderem o processo da tomada de decisão. Especialmente, o fato de que a vontade precisa ter sido declarada durante a vida.
O Instituto Unimed Vitória lança na quarta-feira, dia 28 de agosto, a Campanha de Doação de Órgãos 2019. Com curadoria da artista multimídia capixaba Maria Sanz, o conceito, este ano, mantém a ideia de mostrar à população em geral a necessidade de declarar a vontade de ser um doador.
As tatuagens autoadesivas novamente são o carro-chefe da campanha. O objetivo é que as pessoas estampem na pele o desejo de doar e deixem registrada a sua intenção nas redes sociais. A #quefiquedito vem para reforçar ainda mais a essência da ação.
A maior inovação, este ano, ficará por conta de dois reconhecidos tatuadores profissionais, Kessy Borges e Diego Perovano, autores das tatuagens utilizadas na campanha e que estarão no evento de lançamento realizando, ao vivo, duas tatuagens de verdade, com imagens que remetem à doação de órgãos.
O objetivo maior da campanha de Doação de Órgãos é justamente tornar o tema um ato contínuo e inspirar as pessoas a buscarem mais informações sobre o assunto, assim como a se declararem doadoras.
Serviço gratuito
Lançamento da Campanha de Doação de Órgãos 2019 da Unimed Vitória
Data: 28/08/2019
Local: Galeria 027, Shopping Vila Velha – Piso L2
Horário: a partir das 19h30