Trabalho, rotina agitada e compromissos diários. Esses, são fatores que fazem o homem deixar os cuidados com a saúde de lado. E no meio disso tudo, a grande maioria acaba não percebendo que uma pausa breve para a realização dos exames periódicos poderiam evitar o surgimento de doenças, como o câncer de próstata. Imprevisível, a doença aparece sorrateira e sem dar sinais.
O cirurgião urologista do Hospital Meridional, Cláudio Borges, explica que o paciente praticamente não sente nada e é com a evolução da doença que o homem pode começar a sentir os sintomas. “O problema é que quando isso acontece, a doença está avançada”.
Segundos os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³), que não chega a dar sinais durante a vida, por isso a importância de realizar os exames periódicos. O INCA estima que até o fim deste ano, 68.220 novos casos da doença devem surgir, no Brasil.
Os especialistas comentam que o grande problema do surgimento das doenças nos homens está ligado a negligência dos pacientes em cuidar do corpo. “Outro detalhe extremamente importante é que nós homens acreditamos ser invencíveis. Nós nos submetemos a mais riscos e achamos que nunca vamos adoecer. Hoje, a expectativa de vida da mulher no Brasil é de 79 anos, nós homens, 72. Parece pouco, mas a diferença é de sete anos, que o homem poderia aproveitar e não os tem por falta de controle com a saúde, com os exames periódicos e de aconselhamento profissional para amenizar esses riscos”, explicou Leandro Leal, urologista do Hospital Meridional.
O que é o câncer de próstata?
Trata-se de um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem desordenadamente.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, com formato de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Também é responsável por parte da produção do sêmen- líquido espesso que contém os espermatozoides-, liberado durante o ato sexual.
Sintomas
Aparecem com a doença progredida. O homem apresenta dificuldades para urinar, sangue na urina e na fase mais avançada dores pelo corpo, o que corresponde a disseminação da doença para os ossos, que é o primeiro local que ela acomete quando se espalha.
Fatores de risco
A raça negra, envelhecimento do homem e a pré disposição genética são fatores que influenciam no surgimento do câncer de próstata.
Caso
O aposentado Francisco Souza dos Santos, 73 anos, descobriu a doença em uma consulta de rotina e não sentia nada que pudesse indicar que algo estranho estava acontecendo. “A descoberta foi em fase inicial, eu sempre me preocupei com a minha saúde e o assunto relacionado a urologia é algo que assusta o homem”, comentou Francisco.
O aposentado disse ainda que aceitou a doença com facilidade e confiou sua saúde por meio da fé e por acreditar nos profissionais. “Sempre fui compromissado com a minha saúde e acredito que sou um exemplo. Aos 73 anos eu vejo a minha vitalidade, prático exercícios, faço natação, alerto as pessoas sobre a importância de se cuidar. Por isso, descobri a doença em fase inicial e acreditei na minha recuperação”.
O Jornal da TV Vitória preparou uma série com três reportagens especiais sobre o Câncer de Próstata. Abaixo, você confere o primeiro episódio que fala sobre a a doença e os principais fatores de risco.