Saúde

Cantinho da Oncologia acolhe pacientes em tratamento

O local, construído em uma área que era usada como depósito, atende os pacientes de câncer que querem ‘fugir’ do tratamento dentro do hospital

Foto: Divulgação

Um local que era usado como depósito no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, foi transformado em um refúgio para os pacientes oncológicos, que procuram um acolhimento familiar que produz bem-estar físico e emocional dentro do hospital.

Carinhosamente chamado de “Cantinho da Oncologia”, o local reformado tem aproximadamente 30 m² e está ao lado do bunker da Radioterapia, no segundo andar do hospital. Até o início da reforma, era usado como apoio serviços gerais, abrigando de condensadoras do sistema de climatização, depósito.

Para a oncologista Sabina Aleixo, o espaço é importante para o tratamento dos pacientes, já que alguns passam longos períodos dentro do quarto, sem ver luz natural. “Esse cantinho denota ao paciente uma sensação de fuga dessa sensação de fechado já que ali ele tem luz do sol, verde e pode interagir com outras pessoas que não estão ligadas a medicamentos. É muito interessante e tem feito muito sucesso”, comenta.

A proposta do hospital é ‘transportar’ o paciente, seja para o jardim de casa, varanda, um bate papo descontraído ou pegar um sol entre as plantas do quintal.