Saúde

"Capital" de médicos e dentistas do país, Vitória vai sediar fórum sobre saúde

A primeira edição do encontro acontece em agosto, no Centro de Convenções de Vitória, e a segunda em outubro

Foto: Reprodução/Freepik – @wavebreakmedia_micro

O evento Saúde em Fórum vai acontecer em duas etapas em Vitória, em agosto e em outubro, e contará inclusive com a participação de um professor da Harvard Medical School. A escolha da sede não poderia ser mais assertiva, uma vez que a capital capixaba é a de maior concentração de médicos e dentistas do país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção de um cirurgião-dentista para 1.500 habitantes seria considerada suficiente para atender as demandas da população local. Mas, no caso de Vitória, há 8,6 dentistas para cada grupo de 1.500 habitantes.

“Ao refletir que o Brasil concentra 20% de todos os dentistas do mundo e que Vitória é a cidade brasileira com a maior concentração de dentistas, é possível apontar que Vitória é a capital mundial de dentistas“, afirma Alice Sarcinelli, diretora-executiva do meeting.

Em relação à razão de médicos por mil habitantes, entre as capitais brasileiras, Vitória também sai na frente, com 14,49 profissionais.

Já quanto às unidades da federação, o Espírito Santo vem em sexto lugar com a maior concentração de médicos.

Esses e outros dados ajudam a demonstrar a necessidade de tratar de gestão em saúde no território capixaba e é isso que promete o Saúde em F´órum, cuja diretoria é composta pela diretora-executiva Alice Sarcinelli, pelo diretor científico Luiz Sobral e pela diretora de Inovação Anna Paula Oliveira, Líder em Inovação no Hugb do Grupo Buaiz.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O evento

A primeira edição acontece em agosto, no Centro de Convenções de Vitória, e a segunda em outubro, com interface nas competições Senac de Educação Profissional, na Praça do Papa.

Foto: RF Comunicação

O evento será correalizado pelo Senac-ES, Sebrae-ES, Rede Vitória e o Hugb, com o objetivo de conectar diferentes atores do setor, fomentar debates, trazendo diferentes pontos de vista na busca de diálogo, parcerias, ideias e soluções que visem à melhora da saúde da população a partir de melhorias.

A primeira edição do Saúde em Fórum será um evento corporativo exclusivo para 300 convidados, sendo 150 pela manhã e 150 à tarde. Na plateia, CEOs e investidores das grandes instituições privadas e públicas da área da saúde.

De acordo com Luiz Sobral, doutor em Ginecologia e Mastologia, além de professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o objetivo principal do meeting é conectar os diversos atores da saúde no Estado para que seja possível criar um movimento de qualidade na área e discussão dos principais entraves, buscando soluções compartilhadas.

Também segundo Alice Sarcinelli, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Odontologia, no fórum será possível conectar a cadeia produtiva do setor da saúde no ES para trazer transformações que reflitam, ao final, na saúde da cadeia e da população como um todo.