O paciente com suspeita de coronavírus no Espírito Santo não é morador de Linhares, como foi noticiado por veículos de comunicação e por mensagens nas redes sociais. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
A confirmação veio nesta quarta-feira (26) de manhã em uma coletiva de imprensa, convocada pela Sesa, para explicar a situação do paciente com suspeita de coronavírus, que está internado e recebe tratamento no Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.
De acordo com a secretaria, o paciente é um morador da Grande Vitória, de 54 anos. Ele chegou ao Espírito Santo no último domingo (23), já com os sintomas do vírus. Ele veio de avião da Itália e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai avaliar a necessidade de averiguar a situação dos outros passageiros que estavam no mesmo voo. O aeroporto de Vitória também pode ser monitorado.
O coordenador do Centro de Operações Estratégicas (Coe), Luiz Carlos Rablin, disse que o paciente está passando por exames para detectar a possível infecção por outros vírus. As análises coletadas foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, onde o material vai ser analisado. O resultado dos exames para o coronavírus deve ficar pronto dentro de uma semana.
Rablin informou ainda que o homem já tem outras doenças e passou por exames para detectar outras viroses. Os resultados desses exames ficam prontos ainda nesta quarta-feira (26) e podem descartar a suspeita do coronavírus. Ainda de acordo com o coordenador, o paciente não tem um quadro respiratório grave, mas deve ficar internado devido a outros sintomas.
Segundo a Sesa, o Espírito Santo tem capacidade para atender as demandas comuns e os casos suspeitos de coronavírus.