
Você anda deixando a saúde do coração de lado? O cardiologista e cirurgião cardiovascular, Schariff Moysés alerta que os cuidados com o órgão devem ser prioridade, já que os problemas cardíacos ainda são os que mais causam mortes ao redor do mundo. Para isso, ele destaca alguns hábitos simples para poupar o coração e manter a saúde em dia.
Cuidado com o sal
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade máxima de sal recomendada por dia é 5 gramas, equivalente a uma colher de chá. E o brasileiro costuma comer o dobro disso. Uma dica é investir nos temperos naturais e livres de sódio, além de tirar o saleiro de cima da mesa.
De olho na balança
Controlar o peso e ficar de olho na balança está longe de ser apenas uma questão estética. O Ministério da Saúde aponta que 70% dos homens e 61% das mulheres que convivem com a hipertensão são obesos. Schariff Moysés explica que o peso elevado aumenta a produção de insulina plasmática, um hormônio que favorece a absorção de sódio pelos rins, aumenta a atividade vascular e o volume sanguíneo.
Fique longe do estresse
Pode parecer bobeira para alguns, mas o estresse e a ansiedade do dia a dia liberam hormônios que aumentam a frequência cardíaca e a elevação da pressão arterial. Por isso, procure desacelerar sempre que possível.
Reduza a carne vermelha
A carne vermelha possui altos índices de gordura saturada e, por isso, é uma grande vilã para a saúde do coração. A recomendação do cardiologista é reduzir o consumo e procurar alternativas.
Beba com moderação
Nada em excesso faz bem e isso vale para as bebidas alcóolicas: Schariff Moysés explica que beber muito pode aumentar a pressão arterial e, com isso, a chance de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto.
Apague o cigarro
O cardiologista alerta que ninguém no mundo deveria fumar, pois o vício traz doenças graves como o câncer e aumenta consideravelmente a pressão arterial. Fumar pode piorar a constrição dos vasos e potencializar a chance de um infarto.