Saúde

Carnaval: maquiagem, aglomeração e álcool; saiba como cuidar dos seus olhos

Saiba como curtir os dias de festa sem correr o risco de machucar os olhos

Foto: Reprodução/Freepik @Racool_studio

Falta pouco para o Carnaval. Época de planejar a fantasia e os dias de festa. Opções não faltam: blocos de rua, confraternizações, bailinhos, shows, além de praia e piscina para espantar o calor. Tem ainda quem prefira descansar e aproveitar para atualizar a leitura, por exemplo. Em meio a tudo isso, algo que pode passar despercebido: a preocupação com a saúde dos olhos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O fato é que são inúmeros os fatores de risco durante esse período. Entre os principais, a maquiagem. Afinal, quem não gosta de caprichar no brilho e destacar o olhar? 

Os cuidados devem começar com a escolha dos produtos. Ficar atento ao prazo de validade é muito importante. “As maquiagens são cheias de compostos químicos que, em contato com os olhos, podem causar conjuntivite química e, em casos mais sérios, lesões na córnea”, explica Pedro Gomes, oftalmologista do Hospital de Olhos Vitória.

Bebidas alcóolicas e desidratação

Existe outro fator de risco para os olhos e bem comum no carnaval: o consumo excessivo de álcool. O especialista alerta para o fato de que  as bebidas alcoólicas causam desidratação, o que pode resultar em olhos secos e irritados e mais suscetíveis a contaminações. 

Os perigos não param por aí. Além disso, ingerido em grandes quantidades pode resultar em visão turva, diminuição da percepção de contraste e perda de visão periférica, o que aumenta os riscos de acidentes.

E tem ainda os problemas decorrentes da aglomeração. “A proximidade excessiva facilita a transmissão de infecções oculares causadas por bactérias, fungos ou vírus. O contato direto com mãos contaminadas e objetos compartilhados também aumenta a probabilidade de contrair doenças relacionadas aos olhos”, alerta Pedro Gomes.

7 dicas para cuidar da saúde dos olhos no Carnaval

* Evite passar muita maquiagem e glitter na região dos olhos;

* Evite usar produtos vencidos;

* Retire com cuidado a maquiagem do rosto;

*  Manere no consumo de bebidas alcoólicas;

* Evite coçar nos olhos;

* Higienize bem as mãos antes de tocar nos olhos;

* Não compartilhe itens como maquiagem, óculos de sol ou máscaras de fantasias.

Fim de festa: hora de retirar a maquiagem

Se você faz parte da turma do “deixa pra depois” quando o assunto é retirar a maquiagem, saiba que isso pode ser muito ruim para a saúde dos olhos e da pele também.

Antes de descansar, é necessário remover toda a maquiagem usando algodão umedecido em água micelar. Retire todo o glitter e em seguida, a recomendação é lavar o rosto com sabonete ou gel de limpeza. Esses produtos limpam a pele e ajudam a desobstruir os poros.

E fica um alerta: em caso de qualquer problema nos olhos, busque ajuda médica o quanto antes. “Agir prontamente é essencial para evitar potenciais complicações e preservar a saúde visual, finaliza o oftalmologista.”

LEIA TAMBÉM: Vacinação contra a dengue começa em fevereiro em 20 cidades do ES; veja a lista