Saúde

Casa Rosa proporciona acolhimento a mulheres e crianças vítimas de violência

Uma nova vida para mulheres e seus filhos vítimas de violência e em situações de vulnerabilidade. É a isso que a Casa Rosa proporciona.

Foto: Jansen Lube/PMV

A Casa Rosa é um Centro de Atenção à Mulher e à Família e está em atividade desde outubro de 2021. Por mês, são atendidas aproximadamente 290 pessoas, vítimas principalmente de violência sexual (55%), violência doméstica (25%), violência física (9%) e violência psicológica e negligência (11%).

O atendimento é feito por uma equipe de 11 profissionais, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeira, técnico de enfermagem. O atendimento engloba escuta qualificada com avaliação de risco, atendimento médico e psicossocial e avaliação integral das condições gerais de saúde.

As pessoas chegam à Casa Rosa encaminhadas pelos diversos serviços da rede pública: assistência social, escolas, saúde e também pelos serviços da rede de proteção (Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, Conselhos Tutelares), além das demandas espontâneas.

E para que o espaço seja mais humanizado o possível, a Casa Rosa é ambientada com borboletas coloridas, que simbolizam o rompimento de um ciclo para a liberdade, e conta com uma sala especialmente dedicada às crianças. O equipamento público de saúde é uma política de governo municipal que reúne as secretarias de Saúde, Assistência Social, Cidadania e Educação do município de Vitória.

Serviço

A Casa Rosa funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O agendamento pode ser feito por meio dos telefones (27) 3332-3290 ou (27) 99773-5393, pelo e-mail [email protected] ou de forma presencial, na Rua Hermes Curry Carneiro, 360, Ilha de Santa Maria, Vitória/ES.