Saúde

Casagrande faz apelo por doação de sangue; veja quais são os requisitos

Governador pede que capixabas doem sangue para abastecer o estoque do Hemoes, que se encontra defasado

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador Renato Casagrande (PSB) publicou um vídeo nesta quita-feira (8) onde faz um apelo para que as pessoas doem sangue. 

De acordo com o governador, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes) se encontra com baixo estoque de sangue, o que dificulta o socorro de pessoas que precisam passar por cirurgias ou transfusões. 

A doação de sangue é um ato voluntário e cada uma das doações pode beneficiar quatro pessoas que necessitem passar pelo procedimento de transfusão. 

Veja vídeo:

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. 

Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização

Requisitos:

Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte. São aceitos documentos digitais oficiais que contenham foto, RG, data de nascimento e nome da mãe;

Pesar acima de 50 kg;

O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde;

O doador não deve estar em jejum. É recomendado refeições leves e pede-se para evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação;

Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;

Evitar vir acompanhado com crianças menores de 12 anos. Caso seja necessário, é obrigatório a presença de um acompanhante maior de idade para cuidar da criança durante o processo de doação.

Veja outras informações no site do Hemoes.