O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu a dose de reforço contra o novo coronavírus na manhã desta segunda-feira (18), na Unidade de Saúde de Santo Antônio, em Vitória.
Há mais de cinco meses, o governador, de 60 anos, recebeu a D2 da Coronavac. Agora, após agendamento, Casagrande foi vacinado com a dose de reforço da Pfizer.
“Quero agradecer, em nome da Deuzenir e da Gabriela, a todos os profissionais de saúde que estão fazendo um importante trabalho salvando vidas. Se você já pode tomar sua dose de reforço, sua segunda dose ou a primeira dose, venha tomar. Com o avanço da vacinação podemos ir retomando a normalidade”, pontuou o governador.
>> ES supera marca de 5 milhões de doses aplicadas de vacinas contra a covid-19
Estudo aponta que reforço com imunizantes diferentes é mais eficiente
Um estudo feito por cientistas dos Estados Unidos mostrou que usar dose de reforço com imunizantes de farmacêuticas diferentes apresenta melhor resposta imune, se comparado com a dose extra do mesmo produto. A pesquisa foi publicada no site medRixv, e ainda precisa da validação de outros cientistas.
Eles pesquisaram a eficácia do reforço da imunização contra a covid-19 de forma homóloga (mesma vacina) e heterólogo (vacina diferente) dos três fármacos aplicados no país: Janssen, Pfizer e Moderna.
O ensaio foi feito com 458 voluntários, em dez lugares diferentes dos EUA e em duas fases de pesquisa clínica.
Os resultados primários, apresentados de 15 a 29 dias após a aplicação, indicaram que o reforço aumentou a produção de anticorpos neutralizantes de 4,2 a 76 vezes a mais, e a produção de anticorpos de ligação de 4,6 a 56 vezes a mais, com qualquer combinação de vacinas.
Leia mais:
>> Medicamento da AstraZeneca reduz casos graves da covid em teste de fase 3