Saúde

Casos de ansiedade aumentam na pandemia. Veja alimentos que podem amenizar os sintomas!

Irritabilidade, tensão, dificuldade de se concentrar e de dormir estão entre os sintomas mais comuns

Foto: Divulgação

Agitação e nervosismo são sentimentos comuns para quem tem ansiedade. A sensação desagradável aterroriza, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 18 milhões de brasileiros. Com as incertezas da pandemia do novo coronavírus, o número de casos cresceu em todo país.  

Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro revelou um aumento de cerca de 80% nos casos de ansiedade entre os brasileiros nos últimos meses. Irritabilidade, tensão, dificuldade de se concentrar e de dormir são alguns dos sintomas característicos do Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG).

O nutricionista Edgar Britto explica que, com o cenário atual de incertezas, tarefas diárias de casa acumuladas, além dos prazos curtos de trabalho, faz com que os níveis de estresse aumentem. Segundo Britto, a alimentação pode ser uma importante aliada no combate os níveis de tensão e ajudar a estabilizar o emocional.

“Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais que atuam diretamente na diminuição do estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pela sensação de relaxamento”, apontou. 

O nutricionista listou alguns alimentos que podem amenizar os sinais de ansiedade. Dentre eles, estão: 

Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6: Importantes constituintes das células do sistema nervoso. Alguns exemplos são os peixes como: salmão, sardinha e atum. (Ômega 6): óleos de soja, girassol e milho, mas deve ser consumido de forma moderada. 

Frutas: Alimentos ricos em antioxidantes como frutas vermelhas e cítricas ajudam a proteger células cerebrais, contribuindo para o bom funcionamento do sistema nervoso central. A vitamina C também presente nesses alimentos diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado em situações que geram estresse e ansiedade. 

“Além de consumir essas frutas in natura, é possível também incluir sucos integrais ou geleias das frutas na dieta”, disse o especialista.

Vitaminas do complexo B: Importante papel nos processos de síntese dos neurotransmissores. Podem ser encontradas em carnes vermelhas, como o fígado, também no iogurte, vegetais verde escuros, peixes, ovos, frutas e leite.

Cereais integrais: Por apresentarem carboidratos complexos, cereais integrais como arroz, aveia e trigo ajudam a manter o nível de açúcar no sangue equilibrado, fator responsável pela sensação de calma prolongada.

Vitamina C: Encontrada em frutas cítricas como limão, laranja, tangerina, morango, acerola, amora e outras. A vitamina C tem a capacidade de diminuir o cortisol, o hormônio do estresse, melhorando o quadro de ansiedade.

Proteínas vegetais: Ervilha, soja, lentilha e feijão são alguns exemplos de proteínas vegetais que atuam na regulação de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade por promover a sensação de relaxamento e bem-estar.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.