Desde a reabertura no último dia 20, após passar por reforma geral, o Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes” (PPG), localizado no bairro Baiminas, já realizou 1.598 atendimentos até o último dia (28).
Com a média de quase 180 pessoas atendidas diariamente, a unidade de pronto atendimento 24 horas já contribui para reequilibrar o sistema municipal de urgência e emergência.
“Com a reabertura do PPG, conseguimos descentralizar o fluxo de atendimento, que estava concentrado na UPA do Marbrasa. Hoje, atendemos 60% dos pacientes no PPG e 40% no UPA, um resultado que esperávamos, pelo fato de o PPG se encontrar numa região mais central”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.
Nesses primeiros oito dias de atividades do centro de saúde também foram realizados cerca de 150 exames de raios-x, 70 eletrocardiogramas, além de suturas, curativos e 100 atendimentos odontológicos de urgência.
No PPG, para o melhor atendimento da população, revezam, em plantões, 23 médicos, 19 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem, 8 higienizadores, 9 técnicos de raio-x e 5 farmacêuticos.
A unidade também conta com 6 dentistas em plantões odontológicos das 18h às 6h, de segunda a sexta-feira; e das 7h às 16h, aos sábados, domingos e feriados, para casos de urgência e emergência relacionados à saúde bucal.
Reforma
O investimento total, na reforma e na aquisição de novos equipamentos, foi de R$ 1,75 milhão. O prédio foi expandido e inteiramente adequado aos novos padrões sanitários e de acessibilidade, agora contando, também, com uma subestação de energia e uma central de gás para abastecimento.
Além da empresa contratada para a execução das obras, equipes das secretarias municipais de Obras (Semo) e de Serviços Urbanos (Semsur) fizeram intervenções no entorno, como construção de muros e calçadas; reposição de grades; pavimentação da parte externa; implantação de guarda-corpo; pintura e paisagismo.