Saúde

Cesar Filho é internado por causa de dor forte na barriga

Apresentador foi diagnosticado com diverticulite; entenda a doença

Foto: Portal R7
Doença costuma aparecer em pessoas com mais de 30 anos. 

Na terça-feira (5), o apresentador do Programa Hoje em Dia, da Record TV, foi internado por causa de uma dor forte na barriga. Ao passar por exames, Cesar Filho foi diagnosticado com um quadro de diverticulite. O principal sintoma da doença é uma dor do lado esquerdo da barriga. 

O problema é uma inflamação dos divertículos, que são bolsas que se formam na parede do cólon, na parte central do intestino grosso. O problema pode ser causado por causa de alimentos ou fezes endurecidas, que ficam presas nessas bolsas. 

A diverticulite ocorre devido alterações do colágeno e à fraqueza da parede do cólon, causada pelo envelhecimento do corpo. Costuma ocorrer em pessoas com mais de 30 anos e, quanto maior a idade, maior a chance de ter diverticulite.

Tratamento 

Em estágio inicial a doença é tratada com antibióticos. Casos avançados precisam de intervenções cirúrgicas de emergência. O tratamento desse quadro pode evitar a aparição das bolsas no intestino. Atualmente 35% dos idosos (pessoas com mais de 60 anos) podem apresentar divertículos, porém o problema é assintomático.

O cirurgião do aparelho digestivo Marcos Belotto, orienta a quem tem divertículos a manter uma dieta saudável, se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia e evitar comer grãos inteiros e alimentos fermentativos, como leites, derivados e verduras cruas. O médico explica que alimentos fermentativos promovem a distensão do cólon fazendo aumentar a dor, caso esteja inflamado.

Fonte: Portal R7