Saúde

Combinação de nove ingredientes em chá fitness pode turbinar a dieta

Gengibre, chá verde, carqueja, cavalinha, capim limão, hortelã, guaraná, mate verde e canela são os compostos da bebida

Foto: Divulgação
Os chás também são utilizados para tratar gripe, tosse e dores no corpo. 

A nova trend da saúde e boa forma são os chás compostos por mix de folhas, 100% naturais, para promover redução de inchaço, dar um up de energia e também acelerar o metabolismo. Existem chás que ajudam em diversos problemas de saúde. Um exemplo são aqueles que as avós costumavam preparar… seja para gripe, dor de cabeça ou problemas no estômago. 

Os chás são, comprovadamente, um remédio natural. Segundo Ermelinda Vela Bertoldi, especialista em nutrição, isso ocorre por eles serem fitoterápicos, ou seja, apresentam funções que auxiliam o nosso organismo. Existem chás de ervas, de flores, de frutos e cada um com uma propriedade específica.

A bebida conquistou aqueles que querem soluções práticas e eficientes para manter a forma na correria do dia a dia, e virou hit entre celebridades, influencers e amantes do universo fitness.

Novidade 

Pensando neste fenômeno, o empresário Rafael Salviano desenvolveu uma fórmula, com versões turbinadas que aliam os princípios ativos de 9 ingredientes: gengibre, chá verde, carqueja, cavalinha, capim limão, hortelã, guaraná, mate verde e canela. Eles trazem benefícios diversos que, combinados, potencializam os efeitos no organismo. Ao mesmo tempo, agem como diuréticos para eliminação de toxinas, queimam gordura, agem como anti-inflamatórios, antioxidantes, digestivos, além ter ação termogênica aumentando o pique e a disposição.

“A vantagem deste tipo de produto é que consegue de uma vez só alcançar as propriedades desejadas. Como o preparo é muito simples, a pessoa consegue ter à mão, em uma garrafinha e ir consumindo. Ela consegue levar para onde quiser, preparar em qualquer lugar de forma bem simples. É prático e atende bem as pessoas que estão correndo com suas rotinas do dia a dia, mas querem estar atentas à saúde”, explica Rafael.

Para o nutricionista Arthur Bernardo, os chás são bem-vindos para quem quer emagrecer. “Estas bebidas, associadas a um plano alimentar individual, podem auxiliar a redução de gordura e retenção de líquidos”. 

Uso adequado

Vale lembrar que nenhuma fórmula faz milagre sozinha e requer um uso correto e constante para que possa ter o efeito desejado. Para quem quer apenas um recurso para desintoxicar o organismo, a dica é consumir, em média, 3 vezes ao dia: de manhã, antes de almoçar e a última no fim da tarde. A mesma fórmula pode servir para aqueles famosos dias de “pé na jaca”, seja pela comilança ou bebedeira, é um aliado para eliminar esses excessos.

Como pré treino 

Para os praticantes de atividades físicas, o ideal é ser usado como pré-treino. Nestes casos, o consumo da bebida meia hora antes dá energia para a malhação e atuará durante as atividades.

Preparo

O preparo para qualquer um dos casos é bem simples: basta aquecer a água filtrada, sem deixar ferver, e com o fogo desligado colocar sob infusão por cerca de 5 minutos. Isso aumenta a extração das propriedades dos ingredientes. O consumo pode ser feito ainda quente, frio ou gelado. Mas nada de açúcar ou adoçantes! O ideal é consumir in natura ou turbinar em sucos ou outros drinks para ir variando no sabor.